Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Atividade de Matemática - 9ºC

Boa tarde!
Profº Marcos Luiz


ATIVIDADE 1, 2 e 3
Situação de Aprendizagem 1, 2 e 3
Na medida certa: dos números às frações
Habilidades
1. Desenvolver a ideia de que medir significa comparar grandezas de mesma natureza;
2. Ampliar a noção de número por meio de situações em que a grandeza tomada como
unidade não cabe um número exato de vezes na grandeza a ser medida.

ATIVIDADE 4 e 5
Situação de Aprendizagem 4 e 5
Medidas não padronizadas
Habilidades
1. Compreender os processos de medida como uma comparação entre grandezas de
mesma natureza;
2. Realizar medidas usando unidades não padronizadas.
3. Compreender a necessidade de adoção de unidades padronizadas para estabelecer
medidas precisas e universais;
4. Conhecer os múltiplos e submúltiplos do metro, quilograma e litro.
5. Realizar estimativas sobre as dimensões de um objeto com base na escolha de uma
unidade adequada;
6. Efetuar transformações de unidades.

ATIVIDADE 6
Situação de Aprendizagem 6
Coordenadas cartesianas e transformações no plano
Habilidades
1. Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas;
2. Localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano;
3. Realizar transformações geométricas no plano usando operações com as
coordenadas cartesiano.

ATIVIDADE 7
Tratamento da Informação, Contagem indireta e probabilidade
Situação de Aprendizagem 7
Probabilidades e raciocínio combinatório
1. Interpretar o resultado da probabilidade de ocorrência de um evento em n
repetições de um mesmo experimento;
2. Relacionar o cálculo da probabilidade de n repetições de um evento, mantendo-
se as condições, com o desenvolvimento de um binômio de expoente n.
• Identificar a probabilidade como uma razão;
• Expressar uma probabilidade na forma percentual;
• Calcular a probabilidade simples da ocorrência de um evento;
• Resolver problemas envolvendo o princípio multiplicativo da contagem;
• Resolver problemas de arranjos simples;
• Resolver problemas de combinações.

ATIVIDADE 8
Situação de Aprendizagem 2
Números Racionais e sua escrita decimal
Habilidades
1. Observar regularidades numéricas e fazer generalizações;
2. Relacionar a reformulação de enunciados relativos à caracterização dos números
racionais com a busca do rigor lógico e conceitual em sua definição;
3. Confrontar ideias de precisão, exatidão e aproximação na representação de números
racionais.

ATIVIDADE 9
Situação de Aprendizagem 9
Probabilidade e geometria
Habilidades
1. Compreender o conceito de probabilidade em espaços amostrais contínuo.

ATIVIDADE 10
Situação de Aprendizagem 10
Equações com soluções inteiras e suas aplicações
Habilidades
1. Identificar regularidades e padrões.
2. Raciocínio lógico-dedutivo em problemas algébricos.
3. Organizar informações em equações e generalizações.


ATIVIDADE 1 – Estudando representações de figura e frações;
ATIVIDADE 2 – Números racionais: comparando representações
fracionária e decimal;
ATIVIDADE 3 – Porcentagem;
ATIVIDADE 4 – Investigando diversas formas de medidas;
ATIVIDADE 5 – Unidades de medida de massas;
ATIVIDADE 6 – Coordenadas cartesianas;
ATIVIDADE 7 – Estatística, probabilidade e combinatória;
ATIVIDADE 8 – Operações com números racionais;
ATIVIDADE 9 – Estatística;
ATIVIDADE 10 – Equações.