Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 2ª série A - Ensino Médio

 Boa tarde, alunos!

Profª Michelle

Atividade de Língua Portuguesa - 1ª série A, B, C e D - Ensino Médio

 Boa tarde, alunos!

Profª Michelle


Eletiva: Performance Musical - Prof. Vânia - 14/09 a 25/09

 

Atividade - Eletiva Performance Musical - para a semana de 14/09/2020 a 25/09/2020

Bom dia alunos!

Prof. Vânia

 

Acompanhe a aula do CMSP 8° e 9° ano do dia 18/09/2020. Responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=jcEyQ2l4nh4

REFLITA...

A compreensão em relação aos valores a ao conceito do empreendedorismo social é cada vez mais importante. Você acredita que é possível encontrar formas de realizar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade?

Atividade:

1.    Pesquise, em sua região, quais são as entidades que atuam em projetos sociais.

2.    Você gostaria de desenvolver algum projeto social? Qual?

Atividade Eletiva- A Magia do Palco - para semana de 14/09 a 25/09/2020

3º Bimestre 

Bom dia alunos!

Prof. Vânia

 

Reciclagem de Papéis


Acompanhe a aula do CMSP 6° e 7° ano do dia 18/09/2020. Prestem atenção no passo a passo da técnica de papietagem e realize a atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=7hQCKwB8vaQ

Atividade:

Vamos fazer a técnica de papietagem? Procure alguns papéis em sua casa, aplicar a técnica e elaborar um produto.

 

 

 

  

História: Pesquisa I

 

Pesquisa I

Professor(a) Marina Andrade

 Disciplina: História Serie 6º ano Turma_______________

Leia até o final, faça sua pesquisa

Crise do Império Romano💚

Entre os fatores que marcaram a crise e o fim do Império Romano pode-se destacar:

As vastas dimensões territoriais, e a dificuldade de controlar um Império tão vasto. Mais de um milhão de soldados que deveriam ser mantidos protegendo as fronteiras à custa do Império sem novas conquistas que pudessem acrescer divisas para subsidiar o pagamento das tropas (não havia mais a possibilidade dos saques).

Aumento das tributações para compensar os recursos que eram necessários para a manutenção das legiões nas fronteiras.

A disseminação do cristianismo e de toda a teologia pacifista, que era totalmente contrária à organização expansionista romana e a própria estruturação das legiões. A maioria dos cristãos simplesmente se recusava a servir militarmente ao Império, preferindo a própria morte. Além disso, devemos lembrar que os cristãos gradativamente passaram a se recusar a reconhecer a divindade dos Imperados, contestando a legitimidade de seu poder.

A economia escravista e a dificuldade da reposição da mão-de-obra escrava desde o Édito de Caracala, acentuado pelo baixo crescimento vegetativo entre os escravos e pelas inúmeras conversões ao cristianismo, que levava a imediata libertação dos escravos por parte das famílias convertidas.

Intensificação dos conflitos com os povos germânicos, ou as chamadas Invasões Bárbaras, inicialmente pacíficas, e posteriormente permeadas por saques e violência e extremo terror. As invasões bárbaras darão origem ao processo de ruralização, uma das características mais marcantes do feudalismo.

Desestabilização política, com o contínuo assassínio dos imperados romanos.

Após tentativas malogradas de reformas administrativas e fiscais, o Império acabou dividido em 395, dando origem ao Império Romano do Ocidente com sede em Roma e Império Romano do Oriente, com sede em Bizâncio (depois chamada de Constantinopla).

O Império Romano Oriental, chamado de Império Bizantino vai sobreviver por longo período, atravessando toda a Idade Média e tendo sua queda somente em 1453.

Em face da desestruturação do Império, no ano de 476 Odoacro, rei dos chamados Hérulos (tribos germânicas) à frente de 500 mil Hérulos invade a Itália e conquista Roma, depondo o último imperador, Rômulo Augusto (que acaba sendo poupado por Odoacro).

Pesquise sobre os povos germânicos atentando aos pontos a abaixo!

Estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Em seu trabalho de pesquisa deve conter (introdução-onde você apresentará o tema e deixara uma curiosidade a respeito de como de um império foi transformado no sistema feudal como ocorreu o contato entre povos germânicos e os romanos, de onde os germânico vieram, qual é a estrutura social desses povos ou seja como a sociedade é formada, como é a economia, qual a razão da invasão,(desenvolvimento-após o estabelecimento da nova ordem sociocultural, ou seja formaram reinos), (conclusão-defina como  após longas guerras e batalhas o império romano acabou  por instituir, um nova organização sociocultural, econômica e religiosa).

Esse tipo de trabalho pertence ao que chamamos de texto expositivo, isso significa que ele deve apresentar dados como data ou a época histórica, lugares, o nome dos envolvidos(neste caso dos variados povos bárbaros) e por fim concluir com o que resultou dessas invasões que deram inicio ao sistema feudal.

Atividade de Projeto de vida - 6° C e 6° E - Prof. Vânia - 14/09 a 18/09

 

Atividade de Projeto de vida – 3º Bimestre, 6º ano C, E para a semana de 14/09/2020 a 18/09/2020

Bom dia Alunos!

Prof. Vânia

 

Missão permanente: jornada de desenvolvimento socioemocional

 

Segue abaixo o link da aula do Centro de mídias da educação de São Paulo - 16/09 - 6º ano EF - Projeto de Vida.



Galerinha prestem atenção no tutorial para preenchimento da “AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL” na secretaria escolar digital.

Complete as frases:

Em seu temo livre gosta de_______________.

Sou muito bom em _____________________.

Tenho que melhorar ____________________.

Gostaria de ter ________________________.

Gostaria de ser ________________________.

 

Atividade de Inglês - 2ª série B

 Good Moorning, students!

Teacher Maurício


https://www.washingtonpost.com/opinions/2020/09/10/deepfakes-are-coming-american-democracy-heres-how-we-can-prepare/


- Ouça os dois áudios presentes na atividade, localize os parágrafos que foram lidos e faça a transcrição deles em Inglês.

Localize na notícia do Jornal “Washington Post”, através do link disponibilizado, quais são as três ações que

podem ser tomadas para se evitar a disseminação de FakeNews. Lembre-se de escrever estas informações em Inglês.

Ativida de Inglês - 1ª série A, B, C e D - Ensino Médio

Good Moorning, students!

Teacher Maurício


https://www.washingtonpost.com/opinions/2020/09/10/deepfakes-are-coming-american-democracy-heres-how-we-can-prepare/


- Ouça os dois áudios presentes na atividade, localize os parágrafos que foram lidos e faça a transcrição deles em Inglês.

Localize na notícia do Jornal “Washington Post”, através do link disponibilizado, quais são as três ações que

podem ser tomadas para se evitar a disseminação de FakeNews. Lembre-se de escrever estas informações em Inglês.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atividade 2 para Recuperação e Reforço

 E.E Juventina Marcondes Domingues de Castro

Atividades de Geografia 8°A e 8ºC Data: 17/09 a 01/10/2020.

Professora: Vera Lucia Aparecida Alves Pacheco – Atividade 01

 Atividade de Recuperação/Reforço

 

Leitura e imagem Cartográfica:

 


1-Identifique no mapa as informações e responda as questões:

A- Em qual continente o planisfério está centralizado?

B- Com base no meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?

C- Qual oceano separa a América da Ásia?

D- Quais os principais paralelos que cortam o continente americano?

 

2- Identifique no mapa alguns países localizados na América do norte, América Central e na América do sul. Escreva o nome.

3- Cite três características comuns aos países da América latina.

4- Caracterize e diferencie a colonização feita pelos espanhóis e portugueses na América Latina.

Atividade 2 de Recuperação e Reforço.

 

E.E Juventina Marcondes Domingues de Castro

Atividades de Geografia 6° C e 6º E Data: 17/09 a 01/10/ 2020

Professora: Vera Lucia Aparecida Alves Pacheco

Atividade de Recuperação/ Reforço

Leitura e análise de imagens.

Essas imagens retratam a Praça da República em 1892.

Analise as imagens abaixo e responda:

 



1)   1)  Quais eram as características da Praça da República no ano de 1892?

2)  2)  O que existe de diferente entre as paisagens?

3)  3)  Que elementos se destacam nas paisagens?

                                                        Rua XV de Novembro 1884



                                                          Rua XV de Novembro 2017

  

4)    4)  Analise as imagens da Rua XV de novembro situada na cidade de São Paulo, nos anos de 1884 e 2017 e responda as questões abaixo:

a)      Quais mudanças ocorreram do ano de 1884 até 2017?

b)      Existem nela algum elemento natural?

c)      Descreva com suas palavras as mudanças entre as duas paisagens.

Atividade de Geografia - 6ºA

 Boa tarde!

Profº Luis Carlos


Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

Atividade de Artes - 1ª D; 2ªA, B e C; 3ªA e B

 Boa tarde alunos!

Profª Elisângela Quintão

Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Língua Portuguesa –2ª B/ 2ª C (EM) - Profa. Grazi – 14 a 18/09

ATIVIDADE 26 – Como ser o melhor escritor brasileiro de todos os tempos?/ Recursos Linguísticos do Poema

Atividades: Produção de mapa mental referente à vídeo-aula; Exercícios das páginas 3 a 8 do material APRENDER SEMPRE - RECUPERAÇÃO.

Links dos materiais: https://www.youtube.com/watch?v=wZL0zZmCysc

Profa. Grazi  

Língua Portuguesa –3ª A (EM) - Profa. Grazi – 14 a 18/09

 ATIVIDADE 26 – Literatura de cordel: Ritmo e poesia/ CINEMA e RESENHA

Atividades: Produção de mapa mental referente à vídeo-aula; 

Exercícios das páginas 3 a 8 do material APRENDER SEMPRE- Recuperação

Links dos materiais: https://www.youtube.com/watch?v=sQ3p9ciJmiA

https://drive.google.com/file/d/1OV2AC-KGItQkAgCabVXc5yJjrs1BCvys/view?usp=sharing

Profa. Grazi 

Língua Portuguesa 3°B

 Boa noite!

Sequência de atividades para desenvolvimento dos alunos:

1) Atividades das páginas 305 e 306 do livro didático.

2) Atividades propostas páginas 101 à 104 do Caderno do aluno.

Atividade Eletiva - Grafite no Juva

  Bom dia!

Profª  Maristane


Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:
* Acessem e assistam também o vídeo sobre arte urbana: Vídeo - Arte Urbana




What is a Tornado

 ATIVIDADE 9º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL II

SEMANA 14 Á 18 SETEMBRO

ATIVIDADE 04

SOLUÇÃO E DÚVIDAS CONTATO:

imail  maurogregorio@prof.educacao.sp.gov.br



                             


Definition : definição é muito importante pois é com ela que nós conseguimos abstrair toda a ideia sobre um determinado assunto.

a) Read the text: “A strong, dangerous wind that forms itself into an upside-down spinning cone and is able to destroy buildings as it moves across the ground.” Source https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/tornado Accessed on: March 10th, 2020


Na imagem acima você tem uma visão do é um tornado.


1) Ao ler a definição acima sobre o Tornado percebemos algumas palavras que o adjetivam como: strong, dangerous, destroy, construa três frases em inglês usando esses adjetivos.


a) ______________________________________________________________________


b) ______________________________________________________________________


c) ______________________________________________________________________


2)  As you studied in the last bimester, electricity is a secondary source of energy used to charge up many things such as smartphones, televisions and light bulbs. Let’s remember a few things about electrical energy. Tick the true statements about electrical energy. 



  Solar energy is a non-renewable source of energy.(   ) 

  Natural gas can be used to generate electrical energy.

  Geothermal energy is a secondary source of energy. ( ) 

  Nuclear power is a primary source of energy. ( )  


3) Put the words in the right order to unscramble the sentences.


a) smartphones.      We need      our        electrical energy           to charge . ________________________________________________________________________


b) home.             at                   electricity                  They want to save. 

________________________________________________________________________


c) my computer.      I need       to charge up         electrical  energy


________________________________________________________________________


4) Now you must do a fast research  about energy. How Brazil produce our energy.


________________________________________________________________________


________________________________________________________________________






Atividade de Tecnologia - 9°B e 9°C

 Prof° Rosana

Construir um objeto  que seja útil a si e a família 

Com base numa sucata( rolo  de papel higiênico)

terça-feira, 15 de setembro de 2020

HAVE YOU EVER EATEN JUNK FOOD AND HEALTH FOOD

 


ATIVIDADE 8º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL II

SEMANA 14 Á 18 SETEMBRO

ATIVIDADE 04

SOLUÇÃO E DÚVIDAS CONTATO:

imail  maurogregorio@prof.educacao.sp.gov.br



HAVE YOU EVER EATEN JUNK FOOD AND HEALTH FOOD



a)  Sempre que olhamos para um determinado prato de comida temos algumas informações não é verdade? Ao olhar esta imagem você consegue imaginar de quais países estes alimentos são originários?

_________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________


b) Você considera que todos os alimentos  que consumimos são saudavéis?


________________________________________________________________________


c) Verifique e defina a tradução das expressões junk food e health food.

_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________



d) Read the text and circle the words you don’t know. 


Every nation has a type of cuisine, a specific way of preparing food. From the point of view of folkloric culture, it is possible to notice that through different mixtures, temperatures, scents and colors, people transform food into an attraction. “To eat is to know”, says a traditional saying. That way, every cuisine in the world represents means of knowledge. They are cultural signs passed by the taste, the vision and the smell. They are flavors, sensations, textures, or touches that excite the appetite. Source: Adapted text. VAINSENCHER, Semira Adler. Culinária brasileira. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Available at: . Accessed on: Jan 15th, 2020.


e) Search the words you circled in a dictionary and write their meanings on your notebook: 

through the cuisine of a specific place? Why?


_________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________


f) According to the text, what does cuisine mean?


_________________________________________________________________________


g)  Is it possible to learn about culture through the cuisine of a specific place? Why?


_________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________

Naturals Disaster

 

                    





 Atividades 3ºbimestre 

14 á 18 de setembro 

7º ano a,b,c,d  ensino fundamental II 

Contato e solução de dúvidas

imail: maurogregorio@prof.educacao.sp.gov.br



Climate change in Brazil



a) Natural phenomena are natural events that happen without human interference, like weather and climate events. 

Quais exemplos de eventos desastrosos que ocorrem naturalmente,cite pelo menos 03 exemplos nas linhas abaixo.

_____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________



b) Many climate issues can affect the way people live, sometimes causing problems and even disasters. Read the text below to know how and why the climate is changing in Brazil:

________________________________________________________________________


________________________________________________________________________



[…] Climate change has had significant impact in climate patterns, for example in precipitations (rains) and hydrologic cycle, affecting the superficial water supply, as well as the soil humidity and subterranean water replacement. A recent study estimates that climate change is happening due to a global increase of water scarcity (20%), the population growth and economic development (80%). Source: Adapted text. Unesco.  


c) According to the text, why does climate change happen? 


________________________________________________________________________



d) What are the impacts of climate change?  


_______________________________________________________________________


e) Do you know how climate change can affect our planet? Read the following statements and mark with an X those you consider true: 


• Make many animal and plant species be extinct. (   )

• Make the weather and natural phenomena become harder and harsher.(   )


THE HUMAN BORY

 



The human bory

Atividade semana 14 à 18 setembro

3º Bimestre atividade 04 Ensino Fundamental II 6º anos

imail para solução de dúvidas e entrega das atividades:

maurogregorio@prof.educacao.sp.gov.br


The human body


 The human body is divided into three main parts: the head, the trunk and the limbs. The face is formed by the eyes, nose, mouth, ears and our hair. Inside the head we have the brain. It allows us to learn many things, such as speaking, balancing, walking and learning. The trunk consists of the neck, the chest (where the heart is found), the abdomen (where our belly is) and the back. The limbs are divided into two parts, the upper limbs (arms, forearms, hands and fingers) and the lower limbs (tight, legs, feet and fingers). The legs allow us to make movements like jump, run, walk and many others.


Answer the questions


1) Complete the sentences below with information from the text above.


The Humam body can be divided into three parts:_________,___________and_______

The limbs are divided into two parts,_____________________and_________________

The trunk consists of _________,___________,____________and_________________

The face is formed by________,________,________,______,and also ______________


2) Look at the chart and connect the characteristics to the person in the picture. You can use a dictionary to look up for the words you don’t know.


                       

BROWN EYES, BLACK SHORT HAIR, BLACK HAIR, BLUE EYES, WHITE BLOND HAIR ,LONG HAIR, GRAY HAIR, RED HAIR.


Example: She has red hair.

a)________________________________________________________


b)_______________________________________________________


c)_______________________________________________________


3) Inherited traits are characteristics that are determined by your parents and learned behaviors are that ones taught and developed during the lifetime of a person or an animal. Interview your parents and consider which characteristic you have in common. 


According the text answer.


a) Qual é a definição para Inherited traits?

_______________________________________________________

b) Qual é a definição para learned behaviors ?

_______________________________________________________

c) Dê um (01) exemplo para cada definição.

__________________________    __________________________