Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

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sexta-feira, 17 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA 1º Bimestre


                                      ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO  FÍSICA
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1º BIMESTRE                SEMANA  27/04 A 30/04

                          E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

6ºano A/C 2/2020  Tema: ESPORTE DE INVASÃO E MARCA   Profª Maria ED .Física

                                                      

                                               Esporte de invasão e marca 



 Imagens : https://pt.slideshare.net/LeonardoRio1/1-jogos-olmpicos
  Imagens : https://pt.slideshare.net/LeonardoRio1/1-jogos-olmpicos

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/he3keasMMH4   Diferença entre o Jogo e o Esporte

https://youtu.be/Ylra-hU8yKg  ESPORTE DE MARCA

https://youtu.be/MWDGhHfyLws ESPORTE DE INVASÃO

1)Acesse o link  identificado no endereço acima e assista  o vídeo.

2)Em uma folha escreva ,o seu nome completo, ano cursado e turma; nome da atividade, a data em que está realizando.

3)Identifique a diferença de esporte de marca e invasão.

4)Escolha  uma categoria de  invasão  e explique sobre ela?

5)Guarde a atividade, traga para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física, ou envie pelo meio de comunicação informado pela escola .




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1º BIMESTRE                SEMANA  04/05 A 08/05

                    E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 6ºano A/C  03/2020     Tema: Esporte de marca e invasão   Profª Maria ED .Física                          

                                                                   Handebol

  Imagens retirada do Google 

Endereço de recursos de apoio na internet:

Pesquise na internet:  https://www.coladaweb.com/educacao-fisica/handebol

Colete as informações, pode perguntar para alguém, pesquisar em livros, sites, revistas, etc. O importante é registar essas informações pois serão utilizadas para as próximas atividades.

Pesquisa sobre o esporte Handebol

1– Regras.

2 – Principais títulos das Seleções Masculina e Feminina Brasileiras.

Itens importante da pesquisa:

·        Quadra

·        Tempo de jogo

·        Número de jogadores

·        As substituições

·        Posse de bola

·        Área do goleiro

·        Tiro de 7 metros

·        Tiro Livre

        Posições dos jogadores

·        Conheça as posições dos jogadores de handebol.

·        Goleiro

·        Pontas

·        Meias

·        Armador central

·        Pivô.

·        Fundamentos do handebol

·        Empunhadura

·        Observe como o jogador segura a bola com uma das mãos.

·        Fundamentos mais básicos no handebol

·        Arremesso

·        Finta

·        Drible

No caderno escreva o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: e a data em que está realizando; pesquise as regras, os principais títulos das Seleções Masculina e Feminina Brasileiras, explicando sobre todos os itens importante citados acessando o link no endereço de apoio da internet citado acima, recorte ou desenhe e cole imagens do “Handebol”.




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1º BIMESTRE                SEMANA  11/05 A 15/05

                         E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 6ºanoA/C 04/2020  Tema: Esporte de marca e invasão   Profª Maria ED .Física                                    

               Atividade física  / Exercício físico     

Imagens retirada do Google                                                                                                                                                                            Imagens retirada do Google                             

Nesta atividade você vai aprender: Diferença entre atividade física e exercício físico, sua importância, como é complexo o corpo humano, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo!

Endereço de recursos de apoio na internet: https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I      Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório,

O que é Atividade Física?

Atividade Física é todo tipo de movimento corporal

É toda atividade que faça nosso corpo sair do repouso, ou seja, se movimentar de alguma forma.

Exemplos:

Varrer

Correr

Piscar os olhos

Dançar

O que é Exercício Físico? Exercício Físico é todo movimento corporal que ajuda a melhorar a aptidão física

É toda atividade física que realiza alguma mudança positiva em nossa aptidão corporal.

Exemplos:

Corrida – ajuda a melhorar a capacidade respiratória

Exercícios de flexibilidade: ajuda a melhorar a elasticidade do corpo

Musculação: ajuda a fortalecer os músculos do corpo

Por que é importante praticar exercícios físicos regularmente?

Os exercícios físicos provocam algumas mudanças nos nossos organismos. Essas mudanças nos deixam mais saudáveis.

Exemplos:

Previne e combate a obesidade;

Deixa o corpo mais disposto;

Previne e ajuda a tratar problemas de Diabetes, Pressão alta, Osteoporose, Câncer e outras doenças;

Previne e trata problemas de depressão.

 

Sedentarismo

O sedentarismo é definido como a falta ou a insuficiência de atividade física, isto é, uma pessoa que não pratica nenhuma atividade física ou pratica pouca atividade física é considerada sedentária.

Quem deve praticar exercícios físicos?

Todo mundo!

Os exercícios físicos são indicados para todos, da infância até a terceira idade. Todos nós devemos nos apropriarmos dos benefícios gerados por eles.

Quais os tipos de exercícios físicos que existem?

Aeróbicos

Anaeróbicos

De flexibilidade

 

EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS

São exercícios que trabalham o aumento da resistência e da força muscular;

Tem a característica de pouca duração e maior aplicação da força;

Gastam predominantemente glicose (açúcar) como fonte de energia;

São esses exercícios que deixam o corpo mais forte, que ajudam a prevenir e combater a osteoporose.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

É toda atividade física que trabalha o aumento da capacidade respiratória de uma pessoa;

Tem a característica de serem contínuos e prolongados;

Gastam predominantemente a gordura de nosso corpo como fonte de energia;

Esses tipos de exercícios que ajudam a prevenir doenças no coração, hipertensão e diabetes.

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE

Esses exercícios servem para aumentar e manter a elasticidade do corpo.

Normalmente as pessoas utilizam o alongamento para trabalhar a flexibilidade, a Yoga, o Pilatos e outras atividades também ajudam na melhora desta capacidade física.






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1º BIMESTRE                SEMANA  11/05 A    15/05

                                E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

  6ºano A/C 05/2020   Tema: Esporte de marca e invasão   Profª Maria ED .Física

                                                               Atividade física x Exercício física

           

Imagens retirada do Google

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/UJN1cljyhVg     Alongamento Basico1

https://youtu.be/7RkDXBVAhp EDisney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work

Explicação da atividade: Acesse na internet o link acima e assista os vídeos: Se não for possível utilizar internet, pesquise e visualize em livros de Ciências, imagens sobre os sistemas do Corpo Humano.

Acesse o   link Alongamento Basico1: Acompanhe o vídeo e realize a atividade.

 Acesse o link: Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work; e realize os exercícios que fazemos no início de nossas aulas: Chame o responsável e o convide para realizar a atividade. Coloque o vídeo e em quando ele fala os movimentos em voz calma você realiza, depois e troque de lugar  e ele realizar. Se divirtam!

 

Coloque-se na posição inicial, respire profundamente, sinta e perceba o teu corpo... Lembre-se das imagens.... Dos sistemas... perceba o quão lindo e perfeito é o seu corpo!

Respire fundo elevando os braços, exercitando vibrações, desejos positivos...

Paz! Amor! Sabedoria! Felicidade! Saúde! Respeito! Para os pensamentos... Para os Sentimentos... para as atitudes!!!

Inicie os movimentos para aquecer e lubrificar as articulações: pescoço, ombros, cotovelos, punhos, articulações das mãos, quadris, joelhos, tornozelos e articulações dos pés...

Realize os exercícios de alongamento: Musculatura do pescoço, braços, tórax (peito), dorsal (costas), musculatura lateral do corpo e pernas.

Inspire profundamente elevando os braços, entrelace os dedos das mãos e alongue-se expirando, soltando o ar.

Feche os olhos... coloque as mãos sobre o coração... E exercite a Gratidão!

 Em uma folha de sulfite escreva: o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: e a data em que está realizando; como foi se exercitar, movimentar e sentir o seu corpo, após identificar “tudo o que tá funcionando dentro de você”;


     - Pesquise, recorte e cole imagens dos sistemas: esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, consequência do sedentarismo, exercício de flexibilidade, exercício aeróbico, anaeróbico E cole.

 

Praticar exercícios físicos é uma maneira de mantermos nosso corpo e saudável e disposto. Além de fazer bem para saúde, ainda ajuda a manter o peso e melhora o humor. Por tanto vamos nos mexer!!! 





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1º BIMESTRE                SEMANA  18/05 A 21/05

                                     E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 6ºanoA/C EFAII – 06/2020 Tema: Esporte de marca e invasão   Prof.ª Maria ED. Física  

                                   Fundamentos do Handebol /Movimentos do esporte Atletismo.

A-Recepção: é a ação de receber a bola, amortecer e reter a bola de forma adequada.

B- Empunhadura: é a forma de segurar a bola do handebol com uma das mãos. Na empunhadura os cinco dedos da mão permanecem bem afastados entre si e a palma fica ligeiramente côncava.

C- Fintas: São mudanças de direção realizadas pelo jogador atacante que, estando de posse de bola, procura evitar a ação do defensor.

D- Progressão: São as formas utilizadas para poder se deslocar na quadra durante o jogo quando se está de posse da bola. Pode ser realizada, por exemplo, por meio do drible.

E-  Arremesso: é o fundamento sempre realizado em direção à meta adversária na tentativa de realizar o gol

F-  Passe: é a ação de enviar a bola ao companheiro de forma que ele consiga recebê-la para executar outra ação. Um bom passe pode colocar o companheiro em condições favoráveis de arremessar em direção ao gol adversário.

G- Drible: No handebol é o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento. O drible permite ao jogador deslocar-se estando com a posse da bola.

 

1). Analise as imagens abaixo e marque a letra correspondente dos fundamentos escritos acima

      

(       )                                            (       )                                      (  A   )  Exemplo                   (       )

.

 (         )                                          (       )                                 (     )     Imagens retirada do Google e Cmsp


2).Agora analise as  imagens abaixo e coloque a letra correspondente de cada movimento e escreva o nome do esporte que ela corresponde (Atletismo /Handebol)

A- Salto a distancia  B- Salto em altura  C- Corrida com obstaculo D-Empunhadura  E-Arremesso .                                                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                              Imagens retirada do Google e Cmsp

          (     ) .....................    (      ) ........................ (         )  ...................  (        )..................(       )....................

Guarde a atividade, se possível tire uma foto e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física.


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                                     E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

       6ºanoA/C EFAII – 07/2020 Tema: Esporte de marca e invasão   Prof.ª Maria ED. Física  

 

                                                                      Fundamentos do Handebol           

Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.)  

Tática: São os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversaria.

A tática depende da técnica, não adianta eu criar uma estratégia se não tenho condições para realizar.

 

 

 


 

        

1º). Identifique as imagens abaixo, (lembre-se das aulas CMSP), reflita e indique corretamente os esquemas táticos correspondente aos desenhos abaixo. Não se esqueça de anotar se está na situação ofensiva ou defensiva:                                                                                     Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.) 

 Situação:    Ofensivos (    ) Defensivo (    )                   Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.)                              

 A)                        B)                    C)  2x4 (Exemplo)

Situação:   Ofensivo (    ) Defensivo (     )                                       Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.)  

A)                          B)                                         C)

2º). Marque com a letra correspondente os movimentos das afirmativas a baixo:

A) “EU-BOLA”:

B) “EU-BOLA-COLEGA”:

C) “EU-BOLA-ALVO”:

D) “EU-BOLA-COLEGA-ALVO”:)

F) “EU-BOLA-COLEGA-ADVERSÁRIO”:

        

Finalização decisiva de um chute, cabeceio, lançamento (exemplo: em direção ao gol), em busca de pontos ou gol. 

 (        )

Quando estou com o passe de bola, lanço a bola ao colega de equipe esperando o ataque junto ao adversário, com o objetivo do ponto ou gol. 

(        )

    

Quando posso lançar a bola (passes em direção ao colega) para uma progressão, ou finalização.

 (        )


 

Quando lanço a bola para o colega de equipe e ao receber o mesmo finaliza realizando o ponto ou gol no adversário (Ex: o cruzamento)

 D ) Exemplo


Quando tenho a posse de bola e posso conduzi-la de um ponto ao outro.

 

 (        )

 

 

 

 

3º). Por que é necessário se organizar tanto na defesa como no ataque?

 

 

 

Guarde a atividade, se possível tire uma foto e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física


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1º BIMESTRE                SEMANA  25/05 A 29/05

                   E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

      6ºanoA/C EFAII – 08/2020 Tema: Esporte de marca e invasão   Prof.ª Maria ED. Física  

                                                                Esporte de Marca Atletismo.

1º). Marque o número das provas correspondente na pista do atletismo:

1-Arremesso de peso

2-Lançamento de martelo

3-Pista de corrida

4-Salto em altura

5-Lançamento de dardo

6-Lançamento de disco

7-Salto em distância, salto com varra e salto triplo

                 

                 (        )                           (           )                                              (           )                     (          ) 

                                 (         )                           (  ) Exemplo                 (           )                    

2º) Marque as alternativas comF  ) para falso e ( V  )para verdadeiro:

A). O atletismo não é um esporte de marca. (     )

B). O atletismo e chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. (      )

C). As provas realizadas no atletismo são as corridas, saltos, arremesso e lançamentos. (     )

D). As provas do atletismo são divididas em provas de pista e campo.  (     )

E). As provas do atletismo são divididas em provas de quadra e campo.   (     )

F). A pratica da corrida tem como benefício o aumento da resistência, o aumento da disposição física e mental, alivia as dores, melhora a concentração, reduz o peso corporal, aumenta a massa muscular, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora a qualidade do sono. (      )

G). O atletismo é um Esporte de Marca. (       )

H). O Atletismo faz parte do grupo de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos. (          )

I). O atletismo é a prática esportiva mais antiga já praticada pelo ser humano. Para sobreviver na Pré-história, o homem já praticava diversos movimentos como correr, saltar, lançar e arremessar. Podemos destacar que foi por meio dessas possibilidades de se movimentar que o ser humano desenvolveu várias habilidades no decorrer da História e que utilizamos até hoje nosso dia a dia.  (         )

3º) Em seu caderno, reescreva as afirmativas verdadeiras.        



 Guarde a atividade, se possível tire uma foto  e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física.


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