1º BIMESTRE SEMANA 27/04 A 30/04
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
6ºano A/C 2/2020 Tema: ESPORTE DE INVASÃO E
MARCA Profª Maria ED .Física
Esporte de invasão e marca
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/he3keasMMH4
Diferença entre o Jogo e o Esporte
https://youtu.be/Ylra-hU8yKg
ESPORTE DE MARCA
https://youtu.be/MWDGhHfyLws ESPORTE DE INVASÃO
1)Acesse o link
identificado no endereço acima e assista
o vídeo.
2)Em uma folha escreva ,o seu nome completo, ano cursado e
turma; nome da atividade, a data em que está realizando.
3)Identifique a diferença de esporte de marca e invasão.
4)Escolha uma
categoria de invasão e explique sobre ela?
5)Guarde a atividade,
traga para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de
Educação Física, ou envie pelo meio de comunicação informado pela escola .
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1º BIMESTRE SEMANA 04/05 A 08/05
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
6ºano A/C 03/2020 Tema: Esporte de marca e invasão Profª Maria ED .Física
Handebol
Imagens retirada do Google
Endereço de recursos de apoio na
internet:
Pesquise na internet: https://www.coladaweb.com/educacao-fisica/handebol
Colete as
informações, pode perguntar para alguém, pesquisar em livros, sites, revistas,
etc. O importante é registar essas informações pois serão utilizadas para as
próximas atividades.
Pesquisa sobre o esporte Handebol
1– Regras.
2 – Principais títulos das Seleções Masculina e
Feminina Brasileiras.
Itens importante da pesquisa:
·
Quadra ·
Tempo de jogo ·
Número de
jogadores ·
As
substituições ·
Posse de bola ·
Área do goleiro ·
Tiro de 7
metros ·
Tiro Livre |
Posições dos
jogadores ·
Conheça as
posições dos jogadores de handebol. ·
Goleiro ·
Pontas ·
Meias ·
Armador central ·
Pivô. |
·
Fundamentos do
handebol ·
Empunhadura ·
Observe como o
jogador segura a bola com uma das mãos. ·
Fundamentos
mais básicos no handebol ·
Arremesso ·
Finta ·
Drible |
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1º BIMESTRE SEMANA 11/05 A 15/05
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
6ºanoA/C 04/2020 Tema: Esporte de marca e invasão Profª Maria ED
.Física
Atividade física / Exercício físico
Imagens retirada do Google Imagens retirada do Google
Nesta atividade você
vai aprender:
Diferença entre atividade física e exercício físico, sua importância, como é
complexo o corpo humano, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo!
Endereço de recursos de
apoio na internet: https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I
Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema
ósseo, muscular, nervoso, respiratório,
O
que é Atividade Física? Atividade
Física é todo tipo de movimento corporal É toda atividade que faça nosso corpo
sair do repouso, ou seja, se movimentar de alguma forma. Exemplos: Varrer Correr Piscar os olhos Dançar |
O
que é Exercício Físico? Exercício Físico é todo movimento corporal que ajuda
a melhorar a aptidão física É toda atividade física que realiza
alguma mudança positiva em nossa aptidão corporal. Exemplos: Corrida – ajuda a melhorar a
capacidade respiratória Exercícios de flexibilidade: ajuda a
melhorar a elasticidade do corpo Musculação: ajuda a fortalecer os
músculos do corpo |
Por
que é importante praticar exercícios físicos regularmente? Os exercícios físicos provocam algumas
mudanças nos nossos organismos. Essas mudanças nos deixam mais saudáveis. Exemplos: Previne e combate a obesidade; Deixa o corpo mais disposto; Previne e ajuda a tratar problemas de
Diabetes, Pressão alta, Osteoporose, Câncer e outras doenças; Previne e trata problemas de
depressão. |
Sedentarismo O sedentarismo é definido como a falta
ou a insuficiência de atividade física, isto é, uma pessoa que não pratica
nenhuma atividade física ou pratica pouca atividade física é considerada
sedentária. |
Quem
deve praticar exercícios físicos? Todo mundo! Os exercícios físicos são indicados
para todos, da infância até a terceira idade. Todos nós devemos nos
apropriarmos dos benefícios gerados por eles. |
Quais
os tipos de exercícios físicos que existem? Aeróbicos Anaeróbicos De flexibilidade |
EXERCÍCIOS
ANAERÓBICOS São exercícios que trabalham o aumento
da resistência e da força muscular; Tem a característica de pouca duração
e maior aplicação da força; Gastam predominantemente glicose
(açúcar) como fonte de energia; São esses exercícios que deixam o
corpo mais forte, que ajudam a prevenir e combater a osteoporose. |
EXERCÍCIOS
AERÓBICOS É toda atividade física que trabalha o
aumento da capacidade respiratória de uma pessoa; Tem a característica de serem
contínuos e prolongados; Gastam predominantemente a gordura de
nosso corpo como fonte de energia; Esses tipos de exercícios que ajudam a
prevenir doenças no coração, hipertensão e diabetes. |
EXERCÍCIOS
DE FLEXIBILIDADE Esses exercícios servem para aumentar
e manter a elasticidade do corpo. Normalmente as pessoas utilizam o
alongamento para trabalhar a flexibilidade, a Yoga, o Pilatos e outras
atividades também ajudam na melhora desta capacidade física. |
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1º BIMESTRE SEMANA 11/05 A 15/05
E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
6ºano A/C 05/2020 Tema: Esporte de marca e
invasão Profª
Maria ED .Física
Atividade física x Exercício
física
Imagens retirada do Google
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/UJN1cljyhVg Alongamento Basico1
https://youtu.be/7RkDXBVAhp
EDisney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work
Explicação da atividade: Acesse na internet o link acima e assista os vídeos: Se não
for possível utilizar internet, pesquise e visualize em livros de Ciências,
imagens sobre os sistemas do Corpo Humano.
Acesse o link Alongamento
Basico1: Acompanhe o
vídeo e realize a atividade.
Acesse
o link: Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax,
Study, Work; e realize os exercícios que fazemos no início de nossas aulas:
Chame o responsável e o convide para realizar a atividade. Coloque o vídeo e em
quando ele fala os movimentos em voz calma você realiza, depois e troque de
lugar e ele realizar. Se divirtam!
Coloque-se na posição inicial, respire profundamente, sinta e perceba o
teu corpo... Lembre-se das imagens.... Dos sistemas... perceba o quão lindo e
perfeito é o seu corpo!
Respire fundo elevando os braços, exercitando vibrações, desejos
positivos...
Paz! Amor! Sabedoria! Felicidade! Saúde! Respeito! Para os pensamentos...
Para os Sentimentos... para as atitudes!!!
Inicie os movimentos para aquecer e lubrificar as articulações: pescoço,
ombros, cotovelos, punhos, articulações das mãos, quadris, joelhos, tornozelos
e articulações dos pés...
Realize os exercícios de alongamento: Musculatura do pescoço, braços,
tórax (peito), dorsal (costas), musculatura lateral do corpo e pernas.
Inspire profundamente elevando os braços, entrelace os dedos das mãos e
alongue-se expirando, soltando o ar.
Feche os olhos... coloque as mãos sobre o coração... E exercite a
Gratidão!
Em uma folha de sulfite escreva: o
seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: e a data
em que está realizando; como foi se exercitar, movimentar e sentir o seu corpo,
após identificar “tudo o que tá funcionando dentro de você”;
- Pesquise,
recorte e cole imagens dos sistemas: esquelético, muscular, cardiovascular,
respiratório, nervoso, consequência do sedentarismo, exercício de
flexibilidade, exercício aeróbico, anaeróbico E cole.
Praticar exercícios físicos é uma maneira de mantermos nosso corpo e saudável e disposto. Além de fazer bem para saúde, ainda ajuda a manter o peso e melhora o humor. Por tanto vamos nos mexer!!!
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1º BIMESTRE SEMANA 18/05 A 21/05
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
6ºanoA/C
EFAII – 06/2020 Tema:
Esporte de marca e invasão Prof.ª Maria ED. Física
Fundamentos
do Handebol /Movimentos do esporte Atletismo.
A-Recepção: é a ação de receber a
bola, amortecer e reter a bola de forma adequada.
B- Empunhadura:
é a forma de segurar a bola do handebol com uma das mãos. Na empunhadura
os cinco dedos da mão permanecem bem afastados entre si e a palma fica
ligeiramente côncava.
C- Fintas: São
mudanças de direção realizadas pelo jogador atacante que, estando de posse de
bola, procura evitar a ação do defensor.
D- Progressão: São
as formas utilizadas para poder se deslocar na quadra durante o jogo quando se
está de posse da bola. Pode ser realizada, por exemplo, por meio do drible.
E-
Arremesso: é o fundamento sempre
realizado em direção à meta adversária na tentativa de realizar o gol
F-
Passe: é a ação de enviar a bola ao
companheiro de forma que ele consiga recebê-la para executar outra ação. Um bom
passe pode colocar o companheiro em condições favoráveis de arremessar em
direção ao gol adversário.
G- Drible: No
handebol é o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o
jogador parado ou em movimento. O drible permite ao jogador deslocar-se estando
com a posse da bola.
1). Analise as imagens abaixo e marque a
letra correspondente dos fundamentos escritos acima
|
(
) (
) ( A )
Exemplo (
)
. |
( ) ( ) ( ) Imagens retirada do Google e Cmsp
2).Agora analise as
imagens abaixo e coloque a letra correspondente de cada movimento e escreva
o nome do esporte que ela corresponde (Atletismo
/Handebol)
A- Salto a distancia B- Salto em
altura C- Corrida com obstaculo D-Empunhadura E-Arremesso
.
|
Imagens
retirada do Google e Cmsp
Guarde a atividade,
se possível tire uma foto e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para
a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação
Física.
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E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
6ºanoA/C EFAII –
07/2020 Tema: Esporte de marca e invasão
Prof.ª Maria ED. Física
Fundamentos do Handebol
Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.) |
Tática: São os movimentos realizados
em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender
do ataque da equipe adversaria. A tática depende da técnica, não
adianta eu criar uma estratégia se não tenho condições para realizar.
|
1º). Identifique as imagens abaixo, (lembre-se das aulas CMSP), reflita e
indique corretamente os esquemas táticos correspondente aos desenhos abaixo.
Não se esqueça de anotar se está na situação ofensiva
ou defensiva: Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN,
2019.)
Situação: Ofensivos ( ) Defensivo ( ) Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.) A) B) C) 2x4 (Exemplo) |
Situação: Ofensivo ( ) Defensivo ( ) Imagem: Esquemas táticos ofensivos do handebol – SANTOS; PAZIAN, 2019.) A) B) C) |
2º). Marque com a letra correspondente os movimentos das afirmativas a
baixo:
A) “EU-BOLA”: |
B) “EU-BOLA-COLEGA”: |
C) “EU-BOLA-ALVO”: |
D) “EU-BOLA-COLEGA-ALVO”:) |
F) “EU-BOLA-COLEGA-ADVERSÁRIO”: |
Finalização decisiva de um chute,
cabeceio, lançamento (exemplo: em direção ao gol), em busca de pontos ou gol. ( ) |
Quando estou com o passe de bola,
lanço a bola ao colega de equipe esperando o ataque junto ao adversário,
com o objetivo do ponto ou gol. ( )
|
Quando posso lançar a bola (passes em
direção ao colega) para uma progressão, ou finalização. ( )
|
Quando lanço a bola para o colega de
equipe e ao receber o mesmo finaliza realizando o ponto ou gol no adversário
(Ex: o cruzamento) ( D ) Exemplo |
Quando tenho a posse de bola e posso
conduzi-la de um ponto ao outro.
( )
|
3º). Por que é
necessário se organizar tanto na defesa como no ataque?
Guarde a atividade, se possível tire uma foto e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física
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1º BIMESTRE SEMANA 25/05 A 29/05
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
6ºanoA/C EFAII – 08/2020 Tema: Esporte de marca e invasão Prof.ª Maria ED.
Física
Esporte de Marca Atletismo.
1º). Marque
o número das provas correspondente na pista do atletismo:
1-Arremesso de peso |
2-Lançamento de martelo |
3-Pista de corrida |
4-Salto em altura |
5-Lançamento de dardo |
6-Lançamento de disco |
7-Salto em distância, salto com varra e salto triplo |
( ) ( ) ( ) ( )
( ) ( 7 ) Exemplo ( )
2º) Marque as
alternativas com ( F ) para falso e ( V )para
verdadeiro:
A). O
atletismo não é um esporte de marca. ( )
B). O
atletismo e chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a
movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. ( )
C). As provas
realizadas no atletismo são as corridas, saltos, arremesso e lançamentos. ( )
D). As provas do atletismo são divididas
em provas de pista e campo. ( )
E). As provas
do atletismo são divididas em provas de quadra e campo. ( )
F). A pratica
da corrida tem como benefício o aumento da resistência, o aumento da disposição
física e mental, alivia as dores, melhora a concentração, reduz o peso corporal, aumenta a massa
muscular, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora a qualidade do
sono. ( )
G). O atletismo
é um Esporte de Marca. ( )
H). O
Atletismo faz parte do grupo de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em
segundos, metros ou quilos. ( )
I). O atletismo é a prática esportiva mais antiga já praticada pelo ser humano. Para sobreviver na Pré-história, o homem já praticava diversos movimentos como correr, saltar, lançar e arremessar. Podemos destacar que foi por meio dessas possibilidades de se movimentar que o ser humano desenvolveu várias habilidades no decorrer da História e que utilizamos até hoje nosso dia a dia. ( )
3º) Em seu caderno, reescreva as afirmativas verdadeiras.
Guarde a atividade, se possível tire uma foto e envie pelo meio de comunicação informado ou leve para a escola quando retornarmos e entregue para a sua professora de Educação Física.
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