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sexta-feira, 15 de maio de 2020
Atividade de Inglês - 1ªA, 1ªB, 1ªC, 1ªD e 2ªA para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020
Atividade de Ciências - 6º E para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020
ATIVIDADES DO 6 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II
PROFESSORA: ALINE
1 - Considere
os seguintes produtos:
·
1 pedra de granito
·
1 copo de água mineral
·
1 barra de ouro
·
1 balão cheio de ar
·
1 colher de cloreto de sódio
São
misturas homogêneas:
a) a
pedra de granito e o ar contido no balão.
b) a
água mineral e o ar contido no balão.
c) a
barra de ouro e a água mineral
d) a
pedra de granito e o cloreto de sódio
e) a
barra de ouro e o cloreto de sódio
1-
Quais dos materiais a seguir são misturas
heterogêneas?
·
ar
·
sangue
·
gás amônia
·
vinagre
·
ouro 18 quilates
·
bronze
·
aço inoxidável
·
granito
·
leite
a)
sangue, ar e granito
b) ouro
18 quilates, aço inoxidável e gás amônia
c)
bronze, aço inoxidável e ar
d)
leite, sangue e granito
e)
leite, vinagre e gás amônia
03- A
água mineral filtrada (sem gás) é:
a) uma substância
pura. b) uma mistura
heterogênea. c) uma mistura
homogênea.
d) uma substância
composta. e) um elemento.
04- Esta questão apresenta três afirmativas que podem
estar corretas ou incorretas. Responda-as, obedecendo ao seguinte código:
O conteúdo do
recipiente acima representa um sistema:
I) formado por
substância pura. II) constituído por
uma única substância. III) trifásico.
a) Somente a afirmativa
I é correta.
b) Somente a
afirmativa II é correta.
c) Somente a
afirmativa III é correta.
d) Somente as
afirmativas I e II são corretas.
e) As afirmativas
I, II e III são corretas.
05- Em um sistema contendo água, óleo, gelo e açúcar, o número de fases e
componentes são, respectivamente:
a- 4 e 4
b- 4 e 1
c- 5 e 4
d- 3 e 3
06-
Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nos seguintes fenômenos:
a- água fervendo b- congelamento de um picolé c- derretimento do ferro
Atividade de Biologia - 3ªA e 3ªB para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020
ATIVIDADES DO 3ª E.M
BIOLOGIA
Profª ALINE
Para
lembrar:
Galera
foco!!! é matéria de Enem
O que é Taxonomia?
A taxonomia é
a área da Biologia que
estuda a organização e a classificação dos seres vivos. Ela possui grande
importância, pois a partir dela é possível estudar uma quantidade enorme de
espécies, o que colabora para o desenvolvimento dos estudos sobre as diversas
áreas do conhecimento do mundo natural.
O estudo da taxonomia permite o descobrimento da cura de novas doenças e entender o
comportamento dos seres. Facilitando,
assim, as pesquisas e os estudos científicos e biológicos.
Na Grécia Antiga, Aristóteles fez uma divisão simples dos seres vivos (exceto as plantas):
·
Os que tinham sangue vermelho.
·
Os que tinham sangue diferente de vermelho.
Após outros estudos mais aprofundados, o biólogo Linné deu vida ao
seu Systema Naturae, que
está em vigor até os dias atuais. A classificação desenvolvida divide os seres
em sete categorias taxonômicas,
o que resulta em conhecimentos mais ricos para o desenvolvimento de novas
espécies.
Já no século XX, o pesquisador Robert
Whittaker, acrescentou mais informações ao modelo de Linné
e, em seguida, Carl
Woese acrescentou os seres microscópicos.
Quais são as categorias taxonômicas?
O Sistema Naturae, desenvolvida por
Linné, possui sete categorias taxonômicas ou também chamadas de táxon:
·
Filo; Classe; Ordem; Família;
Gênero; Espécie.
Com os estudos de Wittaker, além das
sete categorias, temos também os cinco Reinos, que são:
·
Protoctista; Fungi; Animália; Plantae; Monera, que depois se divide em Archaeae e o
Eubacteria.
Com os acréscimos de Carl Woese, o Domínio foi acrescentado, que fica acima dos
Reinos. O Domínio é dividido em três:
·
Archaeae; Bactéria; Eukarya.
Responda com atenção
01 - A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é:
a) filo, classe, ordem, família, gênero;
b) gênero, família, ordem, filo, classe;
c) filo, classe, família, ordem, gênero;
d) classe, filo, gênero, família, ordem;
e) ordem, classe, filo, gênero, família.
02
- Um entomólogo estudando a
fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não
se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará
o cientista a criar:
a) uma nova família com um novo gênero.
b) somente uma nova espécie.
c) um novo gênero com uma nova espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma nova família.
03 - O sistema binomial de nomenclatura biológica, publicado por
Lineu em 1735, é utilizado até hoje para a designação científica de qualquer
espécie de ser vivo. Das alternativas a seguir, qual contém as espécies
grafadas de acordo com as regras do sistema binomial?
a) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus,
Lumbricus terrestris.
b) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus
musculus,Lumbricus terrestris.
c) Turdus Rufiventris, Zea Mays, Canis Familiaris, Mus
Musculus,Lumbricus Terrestris.
d) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus,
lumbricus terrestris.
e) turdus Rufiventris, zea Mays, canis Familiaris, mus
Musculus,lumbricus Terrestris.
04 - “Em uma área de transição entre a mata
atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a
caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba,
Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também
frequente naquela região”.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são
citados
a) 3 gêneros e 3 espécies.
b) 3 gêneros e 4 espécies.
c) 3 gêneros e 6 espécies.
d) 4 gêneros e 4 espécies.
e) 4 gêneros e 6 espécies.
05 - Considerando-se
as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista, é
correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
a) monera, existem organismos eucariontes.
b) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
c) protista, não existem organismos eucariontes.
d) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
e) monera, existem organismos fotossintetizantes.
06 - A classificação
atual dos seres vivos considera as semelhanças anatômicas, a composição química
e estrutura genética. Assim, o nome de cada espécie deve ser constituído por
duas palavras: a primeira designando o gênero; e a segunda, a espécie. No
Brasil, existem cerca de 118 espécies de primatas, sendo considerado o país com
o maior número de espécies. A Amazônia é o bioma com a maior diversidade, onde
é possível se encontrarem três delas: Alouatta belzebul, Ateles belzebuth e
Ateles paniscus. Com base nessas considerações e nos princípios que regem essa
classificação, é CORRETO afirmar que:
a) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth possuem o maior grau de
parentesco que entre Ateles paniscus e Ateles belzebuth.
b) Ateles paniscus e Ateles belzebuth são espécies com grau de
parentesco no nível de gênero.
c) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth são espécies com grau de
parentesco no nível de espécie.
d) Ateles paniscus e Ateles belzebuth possuem o mesmo gênero, mas são de
famílias diferentes.
e) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth, apesar de gêneros diferentes,
pertencem à mesma espécie.
07 - A ciência agrupa os seres vivos conforme as características
que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui
outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais
acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem
decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:
a) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade.
b) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e
espécie.
c) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e
variedade.
d) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
e) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e
subespécie.
08 - Relacione as
colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I. Espécie. ( ) Reunião
de gêneros semelhantes.
II. Família. ( )
Unidade de classificação.
III. Gênero. ( )
Conjunto de espécies diferentes, mas com certas semelhanças.
IV. Ordem. ( ) Conjunto
de famílias semelhantes.
a) II, I, III e IV b) II, IV,
I e III c) IV, II, III e I d) I,III,IV e II e) IV, I,II e III
09 - A cascavel (Crotalus terrificus) e a cobra coral (Micrurus
coralinus) pertencem à mesma ordem e possuem, também em comum, a categoria:
a) subespécie. b) classe. c) espécie. d) família. e) gênero.
10 - Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se
cruzar e de produzir descendência fértil pertencem, necessariamente:
a) a gêneros diferentes. b) a
famílias diferentes. c) à mesma
comunidade.
d) à mesma sociedade. e) à
mesma espécie.
11- Dois seres vivos
pertencentes à mesma ordem são necessariamente:
a) da mesma raça; b) da mesma
espécie; c) do mesmo gênero; d) da mesma classe; e) da mesma família.
12 - Qual dos seguintes grupos inclui organismos mais
relacionados entre si?
a) filo b) família c) gênero
d) espécie e) raça
13 - Os organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos ou
heterótrofos são classificados como:
a) monera b) protistas c) metazoários d) metáfitos
e) vírus
Atividade de História - 1ªC EM para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020
ATIVIDADES DO 1ª E.M - História
Profª ALINE
Para
lembrar:
Egito Antigo
O Egito Antigo foi
um período da história que abrigou importantes civilizações da antiguidade. Ele
se encontra no extremo Nordeste
da África, em um local desértico, que possui um estreito vale
fértil onde corre o rio
Nilo.
O rio Nilo era regado pela época das cheias.
Após essa fase, o solo ficava coberto pelo limo, que era extremamente fértil e
auxiliava nas atividades da agricultura.
A população era composta por vários clãs, que eram separadas
em comunidades denominadas monos,
que agiam como pequenos Estados
independentes. Em 3500 a.C., os monos foram separados em dois
reinos: Baixo Egito (Norte)
e Alto Egito (Sul).
Já em 3200 a.C., os reinos foram juntados por Menés, rei do alto Egito.
Menés foi o primeiro
faraó e criou a primeira dinastia, o que deu origem ao Estado egípcio unificado.
Então deu início a era
dos grandes faraós.
Principais características da sociedade egípcia
Ausência quase que total da mobilidade social;
·
No topo da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus
parentes;
·
O Faraó era tratado como um Deus;
·
O governo era uma monarquia teocrática;
·
O Faraó era o chefe político do Estado e tinha
extremo poder sobre tudo;
·
A segunda camada da pirâmide era composta pelos
sacerdotes, nobres e funcionários;
·
Por último vinham os artesãos, camponeses, escravos
e soldados;
·
Os camponeses formavam a maior parte da população;
·
As mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham
o direito de exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade
com aqueles que eram da mesma categoria social.
O que é
mumificação?
É uma técnica utilizada pelos egípcios após a morte
de algum indivíduo para o corpo ser conservado e a alma conseguir se separar do
corpo.
O corpo precisava ser conservado para que a
alma fizesse dele a sua morada. Após o corpo ser mumificado ele era colocado em
um sarcófago e levado até o túmulo.
Principais características da arquitetura egípcia
Era marcada pela religiosidade;
·
Construíram vários templos, como: Karnac, Luxor,
Abu-Simbel, pirâmide de Gizé;
·
Destaque também para as técnicas de escultura, pois
construíram grandes estátuas dos faraós e esfinges;
·
Construção de sarcófagos;
·
Representação do dia a dia por meio da pintura.
Principais
características da economia egípcia
·
Se baseava na agricultura do trigo, cevada, frutas,
legumes, linho, papiro, algodão, etc;
·
O rio Nilo era essencial na região do Egito, pois
ele movia a economia e garantia a unidade política;
·
A pesca, criação de animais e a caça eram
atividades praticadas;
·
Camponeses e artesãos eram obrigados a dar um
pedaço de seus produtos para o Estado e em troca recebiam o direito de cultivar
o solo.
RESPONDA COM ATENÇÃO :
01 - Sobre a organização política do Egito
Antigo é correto afirmar que
a) o faraó ocupava o topo da hierarquia
social e seu sistema de governo era o laico.
b) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e
seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.
c) I.R.
d) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social
e seu sistema de governo era o laico.
e) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e o
seu sistema de governo era o teocrático.
f) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social
e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.
02 - Os escribas do Egito antigo ocupavam uma
posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à
aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos
conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à
elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os
afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que
subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal
condição privilegiada se explicava:
a) por serem provenientes do meio social dos felás,
camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais
inclinados ao serviço público.
b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita
demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das
atividades da administração pública.
c) pela dependência direta de faraós e altos
funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação
intelectual dotada de poder político.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma
escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administrativos em
geral.
e) pelas possibilidades de ascensão social dos
escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam ocupar posições
no alto escalão da administração pública.
03 - A
construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e
curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática
e na Arte.
O processo de construção das pirâmides
caracteriza-se pela:
a) despreocupação em edificar um templo duradouro.
b) arquitetura dissociada de funções de ordem
funerária.
c) grandiosidade em suas dimensões e em uma
estrutura sólida.
d) aplicação de diversos materiais como a madeira e
o estanho.
e) utilização de tijolos de argila na edificação de
suas paredes internas.
04 - No Egito Antigo, a mumificação do corpo
de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação;
para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por
quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso.
Para os egípcios, a mumificação relacionava-se à
crença de que
a) a vida perpétua era real e os corpos tinham de
ser preservados para o seu reencontro pela alma.
b) o tratamento do corpo do morto garantiria sua
salvação e o encontro com Rá, o deus-sol.
c) os sacerdotes e o faraó somente abençoavam os
corpos que se encontravam conservados.
d) o corpo que se deteriorasse após a morte estava
condenado à separação do deus Anúbis.
e) a manutenção do corpo perfeito, mesmo sem vida,
era necessária para a prática diária do culto aos mortos.
05 - Na África, durante a Antiguidade, entre
3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado
historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a
atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império
a) legou a humanidade códigos e compilações de
leis.
b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por
amplos setores da sociedade.
c) retinha parcela insignificante do excedente
econômico disponível.
d) sustentou a crença de que o caráter divino dos
reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.
e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática
da agricultura.
06 - Sobre o papel do rio Nilo na
estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas
cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos
faraós
b) sua maior importância era servir de meio de
transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em
toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de
instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e
provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram
aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima
cheia.
07 - Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e
do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais.
Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os
pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo
mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides
truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social
inferior.
08 - Em relação à arte do Egito Antigo,
assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as ideias estéticas com
representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à
representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era uma arte abstrata de difícil
interpretação.