Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

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sexta-feira, 15 de maio de 2020

Atividade de Inglês - 1ªA, 1ªB, 1ªC, 1ªD e 2ªA para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

Good Afternoon, students!
Teacher: Fabrício Prestes



Atividade:

- Os alunos devem responder em Inglês às seguintes questões acerca do Relatório 111 da Organização Mundial de Saúde:

1- Quais são as orientações contidas na primeira página do relatório acerca da Organização Panamericana de Saúde e do Escritório de Projetos das Nações Unidas? (Retire as informações em Inglês do próprio relatório).

2- Quais são as recomendações acerca dos cuidados que as pessoas devem ter presentes neste relatório? (Retire as informações em Inglês do próprio relatório).

3- Segundo o relatório, qual é a definição de óbito causado por COVID-19?  (Retire as informações em Inglês do próprio relatório).


* Link do relatório: COVID-19 Situation Report 111





Atividade de Ciências - 6º E para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES DO 6 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 

 PROFESSORA:  ALINE


1  -  Considere os seguintes produtos:

·         1 pedra de granito

·         1 copo de água mineral

·         1 barra de ouro

·         1 balão cheio de ar

·         1 colher de cloreto de sódio

São misturas homogêneas:

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral

d) a pedra de granito e o cloreto de sódio

e) a barra de ouro e o cloreto de sódio

 

1-    Quais dos materiais a seguir são misturas heterogêneas?

·         ar

·         sangue

·         gás amônia

·         vinagre

·         ouro 18 quilates

·         bronze

·         aço inoxidável

·         granito

·         leite

a) sangue, ar e granito

b) ouro 18 quilates, aço inoxidável e gás amônia

c) bronze, aço inoxidável e ar

d) leite, sangue e granito

e) leite, vinagre e gás amônia

 

03- A água mineral filtrada (sem gás) é:

 

a) uma substância pura.     b) uma mistura heterogênea.     c) uma mistura homogênea.

d) uma substância composta.    e) um elemento.

 

 04- Esta questão apresenta três afirmativas que podem estar corretas ou incorretas. Responda-as, obedecendo ao seguinte código:


O conteúdo do recipiente acima representa um sistema:

I) formado por substância pura.     II) constituído por uma única substância.     III) trifásico.

a) Somente a afirmativa I é correta.

b) Somente a afirmativa II é correta.

c) Somente a afirmativa III é correta.

d) Somente as afirmativas I e II são corretas.

e) As afirmativas I, II e III são corretas.

 

05- Em um sistema contendo água, óleo, gelo e açúcar, o número de fases e componentes são, respectivamente:

 a- 4 e 4                                    

b- 4 e 1                                          

c- 5 e 4                                               

d- 3 e 3

 

06- Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nos seguintes fenômenos:

 a- água fervendo        b- congelamento de um picolé       c- derretimento do ferro

 



Atividade de Biologia - 3ªA e 3ªB para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES DO 3ª E.M  BIOLOGIA

Profª ALINE

Para lembrar:

 

Galera foco!!!  é matéria de Enem

 

O que é Taxonomia?

taxonomia é a área da Biologia que estuda a organização e a classificação dos seres vivos. Ela possui grande importância, pois a partir dela é possível estudar uma quantidade enorme de espécies, o que colabora para o desenvolvimento dos estudos sobre as diversas áreas do conhecimento do mundo natural.

O estudo da taxonomia permite o descobrimento da cura de novas doenças e entender o comportamento dos seres. Facilitando, assim, as pesquisas e os estudos científicos e biológicos.

Na Grécia Antiga, Aristóteles fez uma divisão simples dos seres vivos (exceto as plantas):

·         Os que tinham sangue vermelho.

·         Os que tinham sangue diferente de vermelho.

Após outros estudos mais aprofundados, o biólogo Linné deu vida ao seu Systema Naturae, que está em vigor até os dias atuais. A classificação desenvolvida divide os seres em sete categorias taxonômicas, o que resulta em conhecimentos mais ricos para o desenvolvimento de novas espécies.

Já no século XX, o pesquisador Robert Whittaker, acrescentou mais informações ao modelo de Linné e, em seguida, Carl Woese acrescentou os seres microscópicos.

 

Quais são as categorias taxonômicas?



O Sistema Naturae, desenvolvida por Linné, possui sete categorias taxonômicas ou também chamadas de táxon:

·         Filo; Classe;  Ordem;  Família;  Gênero;  Espécie.

Com os estudos de Wittaker, além das sete categorias, temos também os cinco Reinos, que são:

·         Protoctista; Fungi; Animália;  Plantae;  Monera, que depois se divide em Archaeae e o Eubacteria.

Com os acréscimos de Carl Woese, o Domínio foi acrescentado, que fica acima dos Reinos. O Domínio é dividido em três:

·         Archaeae;   Bactéria;   Eukarya.

Responda com atenção

01 - A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é:

a) filo, classe, ordem, família, gênero;

b) gênero, família, ordem, filo, classe;

c) filo, classe, família, ordem, gênero;

d) classe, filo, gênero, família, ordem;

e) ordem, classe, filo, gênero, família.

02  -  Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:

a) uma nova família com um novo gênero.

b) somente uma nova espécie.

c) um novo gênero com uma nova espécie.

d) uma subespécie.

e) uma nova ordem com uma nova família.

03 - O sistema binomial de nomenclatura biológica, publicado por Lineu em 1735, é utilizado até hoje para a designação científica de qualquer espécie de ser vivo. Das alternativas a seguir, qual contém as espécies grafadas de acordo com as regras do sistema binomial?

a) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus, Lumbricus terrestris.

b) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus,Lumbricus terrestris.

c) Turdus Rufiventris, Zea Mays, Canis Familiaris, Mus Musculus,Lumbricus Terrestris.

d) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus, lumbricus terrestris.

e) turdus Rufiventris, zea Mays, canis Familiaris, mus Musculus,lumbricus Terrestris.

04  -  “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”.

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados

a) 3 gêneros e 3 espécies.

b) 3 gêneros e 4 espécies.

c) 3 gêneros e 6 espécies.

d) 4 gêneros e 4 espécies.

e) 4 gêneros e 6 espécies.

05  -  Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista, é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):

a) monera, existem organismos eucariontes.

b) fungi, existem organismos fotossintetizantes.

c) protista, não existem organismos eucariontes.

d) monera e fungi, existem organismos autótrofos.

e) monera, existem organismos fotossintetizantes.

06  - A classificação atual dos seres vivos considera as semelhanças anatômicas, a composição química e estrutura genética. Assim, o nome de cada espécie deve ser constituído por duas palavras: a primeira designando o gênero; e a segunda, a espécie. No Brasil, existem cerca de 118 espécies de primatas, sendo considerado o país com o maior número de espécies. A Amazônia é o bioma com a maior diversidade, onde é possível se encontrarem três delas: Alouatta belzebul, Ateles belzebuth e Ateles paniscus. Com base nessas considerações e nos princípios que regem essa classificação, é CORRETO afirmar que:

a) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth possuem o maior grau de parentesco que entre Ateles paniscus e Ateles belzebuth.

b) Ateles paniscus e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de gênero.

c) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de espécie.

d) Ateles paniscus e Ateles belzebuth possuem o mesmo gênero, mas são de famílias diferentes.

e) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth, apesar de gêneros diferentes, pertencem à mesma espécie.

07 - A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:

a) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade.

b) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.

c) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.

d) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.

e) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.

08 -   Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.

I. Espécie.             (   ) Reunião de gêneros semelhantes.

II. Família.             (   ) Unidade de classificação.

III. Gênero.            (   ) Conjunto de espécies diferentes, mas com certas semelhanças.

IV. Ordem.             (   ) Conjunto de famílias semelhantes.

a) II, I, III e IV      b) II, IV, I e III       c) IV, II, III e I       d) I,III,IV e II         e) IV, I,II e III

09 - A cascavel (Crotalus terrificus) e a cobra coral (Micrurus coralinus) pertencem à mesma ordem e possuem, também em comum, a categoria:

a) subespécie.   b) classe.      c) espécie.       d) família.      e) gênero.

10 - Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se cruzar e de produzir descendência fértil pertencem, necessariamente:

a) a gêneros diferentes.      b) a famílias diferentes.    c) à mesma comunidade.  

d) à mesma sociedade.        e) à mesma espécie. 

11-  Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:

a) da mesma raça;    b) da mesma espécie;   c) do mesmo gênero;   d) da mesma classe;   e) da mesma família.

12 - Qual dos seguintes grupos inclui organismos mais relacionados entre si?

a) filo   b) família   c) gênero  d) espécie  e) raça

13 - Os organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos são classificados como:

a) monera   b) protistas  c) metazoários  d) metáfitos  e) vírus


Atividade de História - 1ªC EM para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES DO 1ª E.M - História  

Profª ALINE

Para lembrar:

 

Egito Antigo 

Egito Antigo foi um período da história que abrigou importantes civilizações da antiguidade. Ele se encontra no extremo Nordeste da África, em um local desértico, que possui um estreito vale fértil onde corre o rio Nilo.

O rio Nilo era regado pela época das cheias. Após essa fase, o solo ficava coberto pelo limo, que era extremamente fértil e auxiliava nas atividades da agricultura.


A população era composta por vários clãs, que eram separadas em comunidades denominadas monos, que agiam como pequenos Estados independentes. Em 3500 a.C., os monos foram separados em dois reinos: Baixo Egito (Norte) e Alto Egito (Sul).

Já em 3200 a.C., os reinos foram juntados por Menés, rei do alto Egito. Menés foi o primeiro faraó e criou a primeira dinastia, o que deu origem ao Estado egípcio unificado.

Então deu início a era dos grandes faraós.

Principais características da sociedade egípcia

Ausência quase que total da mobilidade social;

·         No topo da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus parentes;

·         O Faraó era tratado como um Deus;

·         O governo era uma monarquia teocrática;

·         O Faraó era o chefe político do Estado e tinha extremo poder sobre tudo;

·         A segunda camada da pirâmide era composta pelos sacerdotes, nobres e funcionários;

·         Por último vinham os artesãos, camponeses, escravos e soldados;

·         Os camponeses formavam a maior parte da população;

·         As mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que eram da mesma categoria social.

O que é mumificação?

É uma técnica utilizada pelos egípcios após a morte de algum indivíduo para o corpo ser conservado e a alma conseguir se separar do corpo.


O corpo precisava ser conservado para que a alma fizesse dele a sua morada. Após o corpo ser mumificado ele era colocado em um sarcófago e levado até o túmulo.

Principais características da arquitetura egípcia


Era marcada pela religiosidade;

·         Construíram vários templos, como: Karnac, Luxor, Abu-Simbel, pirâmide de Gizé;

·         Destaque também para as técnicas de escultura, pois construíram grandes estátuas dos faraós e esfinges;

·         Construção de sarcófagos;

·         Representação do dia a dia por meio da pintura.

Principais características da economia egípcia

·         Se baseava na agricultura do trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro, algodão, etc;

·         O rio Nilo era essencial na região do Egito, pois ele movia a economia e garantia a unidade política;

·         A pesca, criação de animais e a caça eram atividades praticadas;

·         Camponeses e artesãos eram obrigados a dar um pedaço de seus produtos para o Estado e em troca recebiam o direito de cultivar o solo.

 

RESPONDA COM ATENÇÃO :

01 - Sobre a organização política do Egito Antigo é correto afirmar que

a)  o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu sistema de governo era o laico.

b) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.

c) I.R.

d) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social e seu sistema de governo era o laico.

e) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e o seu sistema de governo era o teocrático.

f) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.

02 - Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:

a) por serem provenientes do meio social dos felás, camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais inclinados ao serviço público.

b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública.

c) pela dependência direta de faraós e altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação intelectual dotada de poder político.

d) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administrativos em geral.

e) pelas possibilidades de ascensão social dos escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam ocupar posições no alto escalão da administração pública.

 03 - A construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática e na Arte.

O processo de construção das pirâmides caracteriza-se pela:

a) despreocupação em edificar um templo duradouro.

b) arquitetura dissociada de funções de ordem funerária.

c) grandiosidade em suas dimensões e em uma estrutura sólida.

d) aplicação de diversos materiais como a madeira e o estanho.

e) utilização de tijolos de argila na edificação de suas paredes internas.

04 - No Egito Antigo, a mumificação do corpo de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação; para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso.

Para os egípcios, a mumificação relacionava-se à crença de que

a) a vida perpétua era real e os corpos tinham de ser preservados para o seu reencontro pela alma.

b) o tratamento do corpo do morto garantiria sua salvação e o encontro com Rá, o deus-sol.

c) os sacerdotes e o faraó somente abençoavam os corpos que se encontravam conservados.

d) o corpo que se deteriorasse após a morte estava condenado à separação do deus Anúbis.

e) a manutenção do corpo perfeito, mesmo sem vida, era necessária para a prática diária do culto aos mortos.

05 - Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império

a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.

b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.

c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.

d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.

e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

06 - Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós

b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.

c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.

d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

07 - Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque

a) se opunham ao politeísmo dominante na época.

b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.

c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.

d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.

e) os camponeses constituíam categoria social inferior. 

08 - Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

a) Visava à valorização individual do artista.

b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.

c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.

d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.

e) Era uma arte abstrata de difícil interpretação.