Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Eletivas 6°A

 Atividade

        LIXO NO LIXO

 Dá para acreditar que uma única pessoa produz em média 2 Kg de lixo por dia? Acha pouco? Então multiplique isso por 7 bilhões de pessoas. É muito lixo, não é mesmo? O problema é que grande parte desse lixo fica no meio ambiente sem receber tratamento adequado, provocando a poluição que pode durar por anos, e acarreta em vários problemas, como por exemplo: enchentes nas cidades pelo acúmulo de lixo nos bueiros, morte de plantas e animais aquáticos pela quantidade de lixo jogado nos rios e mares, poluição do solo, contaminando plantações, entre muitos outros problemas graves.

O lixo produzido pelas pessoas em suas casas é chamado de domiciliar ou residencial, nele encontramos: embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, etc. O lixo gerado pelas lojas e demais atividades comerciais é chamado de comercial e é formado especialmente por papéis, papelões e plásticos. Existe também o lixo que vem de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias, chamado de lixo de áreas de saúde, que é composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, etc. Este tipo de lixo é perigoso porque pode contaminar as pessoas e o meio ambiente por isso deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a o seu descarte final. Outro tipo de lixo é aquele gerado pela limpeza das ruas das cidades, das vias públicas, chamado de lixo da limpeza pública, composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, madeiras e móveis danificados. Finalmente temos o lixo nuclear, proveniente de atividades que envolvem produtos radioativos, que também deve ter um destino específico para não contaminar o meio ambiente. 

O destino mais utilizado para o lixo é o aterro sanitário, que é construído em grandes áreas onde se deposita o lixo a céu aberto. Essas áreas devem ser bem afastadas da cidade em função do mau cheiro e para evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Até o momento há dois modos considerados mais adequados para o tratamento do lixo: as usinas de compostagem, que utiliza a fermentação da matéria orgânica, produzindo adubo e recursos energéticos e a técnica da reciclagem, que consiste em reaproveitar os diversos tipos de lixo para prevenir o acúmulo deste no ambiente. Pesquisas apontam que o lixo brasileiro é um dos mais ricos do mundo, principalmente em matéria orgânica, derivada de alimentos que são descartados, mas não podemos nos gabar desse "título", pois isso quer dizer que a população de nosso país está desperdiçando elementos que poderiam ser reaproveitados. Isso mostra a falta de consciência ambiental de boa parte da população. Esse ponto também acentua um grave problema social, pois muitas pessoas sem recursos financeiros sobrevivem utilizando esses resíduos que são descartados para alimentação, mostrando a péssima condição de vida dessas pessoas, principalmente nas grandes cidades. 

 De acordo com o texto, responda as questões que estão a seguir:

 a) O texto que você acabou de ler fala sobre alguns dos problemas provocados pela ação humana sobre o meio ambiente. Quais seriam esses problemas? R.: ___________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 b) O lixo produzido pelo ser humano pode ser classificado em diferentes tipos. Quais seriam os principais? R.: ___________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________.

Projeto de Vida 6°D

 Atividade

O que importa pra mim? E para aqueles que não são como eu?

Assista a aula no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MqjpQwOLD3U&ab_channel=6oanoEF-CMSP

Responda:

1) O que é rede colaborativa?

2) Qual a importância do trabalho colaborativo na educação?

3) Dê exemplos de atividades colaborativas?

Atividade de Artes - 1ª D - 2ª A,B,C - 3ª A,B

Boa tarde alunos!

Profª Elisângela Quintão

Abaixo encontra - se os links com o conteúdo da matéria:

Atividade de Projeto de Vida - 6ºA

Bom dia!

Profª  Maristane


Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

Atividade de Língua Portuguesa - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD

Bom dia!

Profª  Maristane


Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ATIVIDADE 4° BIMESTRE. SONDAGEM SOBRE CONHECIMENTO DOS ALUNOS REFERENTE A DANÇA PARA ALUNOS 9° A ( PROFESSORA : ROSEMEIRE EDUCAÇÃO FÍSICA)

 DE ACORDO COM SEUS PRÉVIOS CONHECIMENTO E O VÍDEO ASSISTIDO ANTERIORMENTE RESPONDA:

1. O que é dança ?

2. Gosta de dança?

3.Quais danças você conhecer?

4. Já dançou na escola?

5.Conhece alguma dança de outro lugar? 

6. Porque as pessoas dançam?

7. O que é preciso para dança

8. O que você entendeu do vídeo resumo da dança?  

Faça um breve resumo sobre o conteúdo assistido.






Bons estudos !

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Atividade de Tecnologia

 Prof° Rosana

Conteúdo a ser estudado:


Caderno do aluno vol 3 páginas 46,47 e 48


Assistir ao vídeo do cmsp👇


https://youtu.be/Rk6eiwdE8_g


Responder às seguintes questões:


Qual o maior número que é possível formar utilizando todos os cartões?


Existe algum número que não se pode formar entre o menor e o maior número?

Atividade de Tecnologia

 Prof° Rosana

1-Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?


2-por que os fabricantes lançam modelos novos nesses prazos?


3- Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?


4- Quais os motivos para você querer fazer a troca ?

Dinamicas de Abastecimento e as formas de organização do trabalho-Corporação de ofício

 ☆Atividade II- Dinâmicas de abastecimento e formas de organização de trabalho 03/11 á 10/11☆

E.E_________________________________________________________________________

Nome_______________________________________________________________________

Professor Marina Andrade          Disciplina: História          Serie 6º ano Turmas__,__,__,__,__,

                                                                Corporações de Ofício

Sigam as recomendações abaixo para a realização das atividades

1) Leiam atentamente o texto abaixo sobre as corporações de ofício.

2) Após a leitura, respondam as atividades propostas.

_____________________________________________________________________________

“Em sua organização interna, cada corporação era constituída por várias oficinas, as únicas que podiam produzir determinada mercadoria na cidade. Cada oficina pertencia a um indivíduo conhecido por mestre, dono da matéria-prima, das ferramentas e do resultado econômico gerado pela produção. Os vários mestres formavam um colegiado que dirigia a corporação, isto é, fiscalizava o respeito aos regulamentos corporativos. O mais importante destes era impedir qualquer diferenciação de produção (e, portanto, concorrência) entre as oficinas: o tipo de matéria-prima, a quantidade produzida, o preço de venda, tudo devia ser rigorosamente igual (...). Em cada oficina o mestre trabalhava com alguns outros artesãos. Os jornaleiros (ou companheiros) eram assalariados que ganhavam em dinheiro (...), pois viviam na casa do mestre. Os aprendizes, apenas um ou dois por oficina, eram adolescentes que procuravam iniciar-se nos segredos da profissão, vivendo para isso ao lado do mestre e pagando a ele pelo aprendizado, pelo alojamento e pela alimentação. (...) um jornaleiro podia vir a ter sua própria oficina e se tornar mestre. Precisava para tanto do consentimento da corporação, de um pequeno capital para montar uma oficina, de habilidade comprovada na sua profissão (...).”

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média, nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, (2006)

Glossário:

Constituída: Formada.

Matéria-prima: Material usado para fabricar os produtos (geralmente de origem animal ou vegetal).

Colegiado: Grupo.

Regulamentos corporativos: Regras da corporação de ofício.

Capital: Dinheiro.

1) Você acredita que o fato das corporações utilizarem os mesmos materiais, medidas, pesos e

preços para seus produtos era uma boa estratégia para diminuir a concorrência entre as oficinas?.

Justifiquem.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

2) Hoje em dia o Brasil possui mais oficinas com artesãos ou fábricas? Existe concorrência entre

aqueles que fabricam produtos?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

3) Cada oficina medieval possuía três tipos de trabalhadores diferentes. Escrevam, no esquema

abaixo, o nome de cada trabalhador de acordo com a descrição dada

👤 Sou dono da, oficina das matérias primas e das ferramentas. Quem sou eu?

___________________________________________________________________________

👤Sou trabalhador assalariado e vivo na casa do meu chefe. Quem sou eu?

___________________________________________________________________________

👤Sou um jovem que deseja aprender uma profissão. Pago pelo meu

aprendizado. Quem sou eu? ____________________________________________________


Língua Portuguesa –2ªB/ 2ªC (EM) - Profa. Grazi – 03 a 07/11

ATIVIDADE 33 – Terra à vista!/ O único assassinato de Cazuza: parte II

Saudações a todos.

Atividades: Observação das vídeo-aulas e Aula 5 do material Aprender Sempre – Recuperação –páginas 12 e 13 - Recursos linguísticos em textos narrativos - parte 1 – Atividades 1 e 2.

Links dos materiais

O único assassinato de Cazuza: parte II https://www.youtube.com/watch?v=t8JTVxNOyZg

Terra à vista! https://www.youtube.com/watch?v=5Mkb320-yfA

APRENDER SEMPRE – RECUPERAÇÃO:

https://drive.google.com/file/d/1_0JQrYrvA06cqPTEoNjWSecJYMszZRig/view?usp=sharing

Abraço,

Profa. Grazi  

Língua Portuguesa –3ªA (EM) - Profa. Grazi – 03 a 07/11

ATIVIDADE 33 – O bom conselho/ Cinema é Arte?

Saudações a todos.

Atividades: Observação das vídeo-aulas e Aula 6 do material Aprender Sempre – Recuperação – Atividades 1 e 2 - páginas 12 e 13 – Resenha de livro (texto e questões).

Links dos materiais: O bom conselho   https://www.youtube.com/watch?v=bKS8nMvSgLc

Cinema é Arte?   https://www.youtube.com/watch?v=2xH4s7-V2oM

Acesso ao material APRENDER SEMPRE – RECUPERAÇÃO:

https://drive.google.com/file/d/1OV2AC-KGItQkAgCabVXc5yJjrs1BCvys/view?usp=sharing

Abraço,

Profa. Grazi  

terça-feira, 3 de novembro de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS (03/11 À 10/11)/ PROF. NÁDIA

 


6ª Ano D - Atividade de Ciências

Boa tarde, alunos!

Profª Nádia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

7ª Ano - Atividade de Geografia – Turmas: A, B, C e D

 Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

7ª Ano - Atividade de Geografia – Turmas: A, B, C e D

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

8ª Ano B - Projeto de Vida

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

7ª Ano - Atividade de Geografia – Turmas: A, B, C e D

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

8ª Ano B - Projeto de Vida

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

8ª Ano B - Projeto de Vida

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

6ª Ano - Atividade de Geografia – Turmas: B e D

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Tecnologia - 7º ano A e B

Bom dia, alunos!

Profª Telma.

REGISTRO NO CADERNO.

RETOMADA...
O que a tecnologia mudou na vida das pessoas?

Assistir aula do CMSP dia 09/10/2020.

Atividade de Projeto de Vida - 8º ano A e C

 Boa tarde, alunos!

Profª Telma.

Realizar atividade do Caderno do aluno volume1p. 69

Atividade de História – 7°ano A, B, C e D

 Prof° Jane

Conteúdo:
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares.

Habilidade: caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no
mundo atlântico.

Atividade: explique o que é mercantilismo e suas consequências.

1º anos A, B e C     E.M - ARTES

 

Conteúdo: O 3º bimestre está se encerrando, então vamos lá, você irá fazer uma revisão das atividades que foram enviadas neste bimestre, faça um relatório em seu caderno do que você compreendeu e quais foram suas dúvidas. Assim vamos entrar em uma discussão e tirar suas dúvidas do que não entendeu. Caso não tenha feito suas atividades aproveite e as faça. 


 

Competência e habilidade: Compreender, analisar e fazer. 



Atividade: Revisão 

 

 

9º ANO B e C ARTES

 

Conteúdo:  O 3º bimestre esta se encerrando, então vamos lá, você irá fazer uma revisão das atividades que foram enviadas neste bimestre, faça um relatório em seu caderno do que você compreendeu e quais foram suas dúvidas. Assim vamos entrar em discussão e tirar suas dúvidas do que não entendeu. Caso não tenha feito suas atividades aproveite e as faça. 

 

Competência e habilidade: Compreender, analisar, fazer 

 

 

Atividade: Revisão 

 

 

7ª ANO B ELETIVAS PROFESSORAS: ELAINE ARANDAS/ROSANA

 

Conteúdo: O 3º bimestre está se encerrando, então vamos lá, você irá fazer uma revisão de todas atividades que foram enviadas neste bimestre, faça um relatório em seu caderno do que você compreendeu e quais foram suas dúvidas. Assim vamos entrar em uma discussão e tirar suas dúvidas do que não entendeu. Caso não tenha feito suas atividades aproveite e as faça. 

 

Competência e habilidade: Compreender, analisar e fazer. 

 

 

Atividade: Revisão 

 

 

1º Ano – Turmas: A, B, e C E.M Elaine Arandas/ ARTES

 Competência e habilidade: Observar, analisar e registrar.

Conteúdo: Competência e habilidade:
Compreender, analisar e fazer. Vamos iniciar novas
atividades, com já havia falado no início do ano, iriamos fazer um trabalho com fotografia,
agora é o momento, se você tem um celular que tenha uma câmera que possa registrar
imagens registre o que mais chama sua atenção na sua casa, no seu quintal, da sua
janela, do seu bairro, paisagens, caso não tenha essa ferramenta faça um desenho em
seu caderno. Observando que esta imagem tem que ter uma relação com a arte certo?

Atividade: Sondagem e análise dos objetos e informações a sua volta que esteja ligado a
arte.

9º ano B e C Elaine Arandas/ Arte

Conteúdo: Olá, estamos agora no 4º bimestre certo! Faça uma pesquisa de observar e
registrar o que tem em sua volta, em casa no bairro, grafite, paisagens ou até lembranças
da escola que chame a sua atenção, se caso tenha um celular tire uma foto do que mais
chama a sua atenção voltada para arte, se não tem a ferramenta para fotografar, faça um
desenho em seu caderno com detalhes.

Competência e habilidade: Observar, apreciar e registrar.

Atividade: Sondagem, análise dos objetos e informações a sua volta que esteja ligado a
arte

Atividade de Eletiva - Profª Elaine

 7ºANO B  Eletivas   profs. Elaine e Rosana

Conteúdo: Você estudou nos bimestres anteriores sobre o que é ser youtuber, como ser
um, quais são os instrumentos para se fazer vídeos certo? Agora você irá criar um texto
como tema por você escolhido para o seu canal, descreva o assunto em seu caderno para
um tempo de 3 minutos de gravação, descreva o tema com começo, meio e fim.

Competência e habilidade: Compreender, analisar, contextualizar e fazer.

Atividade: Fazer/Criar