Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Atividade de Geografia – 6ª ano B e D

 Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Geografia - 6º ano B e D

 Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Projeto de Vida- 8ª Ano B

 Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Eletivas

Boa tarde, alunos!

Profa Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Geografia – 6ª ano B e D

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Geografia – 7º ano A, B, C e D

Boa tarde, alunos!

Profª Cláudia.

Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Língua Portuguesa - 3º série B - Entrega até 25/11

Boa tarde, alunos!

Profª Tatiane.

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Ciências - 6º ano E - Semana 06/11 a 13/11

Boa tarde, alunos!

Profª Aline

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Biologia - 2ª A, B e C Ensino Médio - Semana 06/11 a 13/11

Boa tarde, alunos!

Profª Aline

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Ciências - 7º ano A, B, C e D - Semana 06/11 A 13/11

Boa tarde, alunos!

Profª Aline

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Biologia - 3º série A e B - Semana 06/11 a 13/11

Boa tarde, alunos!

Profª Aline

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

SALA DE LEITURA

 

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

SALA DE LEITURA

Profª Maria Monte

6º A,B,C,D e E

7º A,B,C e D

8ºA,B e C

9º A, B e C


ESCOLA ____________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________TURMA:_______ NOME:____________________________________________________________Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm)

 

1. De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios.

b) a escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros.

c) os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor.

d) os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes.

e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil.

 

2. Analise as alternativas a seguir acerca de Zumbi:

I – Era conhecido como Antônio Soares.

II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares.

III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro.

A única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é:

a) I.

b) I e II.

c) II.

d) II e III.                                           

e) I e III.

 

3. Nos dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?

 

       

 

 

         


Atividade de Historia - 1º série C - Ensino Médio 06/11 a 13/11

 Boa tarde, alunos!

Profª Aline

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 7ªA

Boa tarde, alunos!

Profª Maria do Socorro


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 6ºB

Boa tarde, alunos!

Profª Maria do Socorro


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 9º ano B

Boa tarde, alunos!

Profª Maria do Socorro


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 9º ano B

 Boa tarde, alunos!

Prof.ª Maria do Socorro

Conteúdo: Foco nos estudos


Competência e habilidade: Assertividade e autoconfiança


Atividade: Exercício de reflexão, registro escrito.

Atividade de Projeto de Vida - 6º ano B

Boa tarde, alunos!
Professora: Maria do Socorro Lopes.

Conteúdo: Nossa quanta coisa pra fazer! cadê o tempo que estava aqui?

Competência e habilidade: Imaginação criativa organização, assertividade .

Atividade: Exercício reflexão registro escrito.

Atividade de Projeto de Vida - 7º ano A

Boa tarde, alunos!

Prof. Maria do Socorro Lopes

Conteúdo: O tempo não para! ser organizado é a solução

Competência e habilidade: Autoconfiança, foco, determinação

Atividade: Exercício de reflexão, registro escrito

Atividade de Tecnologia - 7º ano A e B

Boa tarde, alunos!

Profª Telma

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 8º ano A e C

 Boa tarde, alunos!

Profª Telma

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Tecnologia - 7º ano A e B

 Boa tarde, alunos!

Profª Telma

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 8º ano A e C

 Boa tarde, alunos!

Profª Telma

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Geografia - 6ºA

Boa tarde Alunos!

Profº Luis

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de Artes - 1ª D, 2ª A, B, C, 3ªA , 3ªB - Ensino Médio

Boa tarde alunos!

Profª Elisângela Quintão

Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

Atividade de Língua Portuguesa - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD

Boa tarde!

Profª  Maristane


Abaixo encontra - se o link com o conteúdo da matéria:

Atividade de História – 1ª série A, B e D - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de História – 2ª série A, B, C - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de História – 1ª série A, B, D - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de História – 1ª série A, B e D - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de História – 2ª série A, B, C - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Atividade de História – 3ª série A e B

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

Língua Portuguesa –2ªB/ 2ªC (EM) - Profa. Grazi – 09 a 14/11

ATIVIDADE 34 – Cá estamos!/ Lendo pensamentos

Saudações a todos.

Atividade: Observação das vídeo-aulas. Faça um comentário sobre suas impressões dos assuntos tratados.    

Links dos materiais

Cá estamos! https://www.youtube.com/watch?v=r8gZltDCj-c

Lendo pensamentos https://www.youtube.com/watch?v=eHUAP-gW-Xg

Abraço,

Profa. Grazi  

Língua Portuguesa –3ªA (EM) - Profa. Grazi – 09 a 14/11

 ATIVIDADE 34 – Intertextualidade/ O modernismo e a cidade

Saudações a todos.

Atividades: Observação das vídeo-aulas. Faça um comentário sobre suas impressões dos assuntos tratados.

Links dos materiais:

Intertextualidade https://www.youtube.com/watch?v=CiPJYlWpX6Y

O modernismo e a cidade https://www.youtube.com/watch?v=NSm_1sB_1kI

Abraço,

Profa. Grazi  

Atividade de História – 2ª série A, B e C - Ensino Médio

Boa tarde, alunos!

Profª Jane

Abaixo encontra-se o link do conteúdo da semana:

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS (11/11 À 18/11)/ PROF. NÁDIA

 

E.E. Profª Juventina Marcondes Domingues de Castro

Profª Nádia/ Ciências

Nome:                                                                                                                                         Série:

Atividades 6ºD (11/11 á 18/11)

Orientações

·          Segue a atividade de ciências para ser feita em casa.

·          Copiem e respondam NO CADERNO DE CIÊNCIAS.

·          Leiam com atenção os textos.

·          Não precisam imprimir. Copiem as perguntas e façam o desenho no caderno.

  PLANETA TERRA: Atmosfera

1º LEITURA: Quando olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão na mesma altura (altitude). Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens, helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais presentes acima da atmosfera.

Como é possível pássaros e objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.

Por este motivo, os meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que cada uma delas possui características diferentes em relação às outras.

 

Fonte: Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material de Apoio ao Currículo Paulista  

2º ANALISE A IMAGEM


3º Após a leitura do texto, observação da imagem e se necessário, localize no livro didático ou sites sobre as camadas da atmosfera para responder às seguintes questões e completando os espaços:

 

a) A­­_­­­­­­_____________ é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões.

b) A ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________é a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e situa-se na camada da ______________. É nessa camada que circulam aviões e jatos.

c) Na mesosfera, camada que fica entre a ______________e_______________, as temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.

d) Também chamada de Ionosfera, devido à alta concentração de íons, na camada ________________orbitam os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura ________________na medida em que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.

e) A última camada, chamada _____________, é constituída por hidrogênio e a outra metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando acima de _______________. É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.

 

 

 

 

Elaborado através da apostila SP faz Escola 4º bimestre.

Atividade - 6°E - 4° Bimestre

 

E.E. JUVENTINA MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO

Atividade 4° Bimestre – Consciência Negra

Prof° Rosivane                    Disciplina:  Língua Portuguesa                Ano/Série: 6° ano E

Entrega da Atividade: 25/11/2020          Nota: 0 a 10 pontos

Reflexão

            O dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data muito importante para a população brasileira.  Essa data foi incluída no nosso calendário para levar as pessoas á conscientizar-se por meio de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na nossa formação. Isso porque nosso país sofreu quase 400 anos de escravidão, onde pessoas negras foram humilhadas e escravizadas. O legado desse passado doloroso é um racismo com bases estruturais e o contínuo empobrecimento e opressão da população negra. Por isso foi criada essa data, para que as pessoas reflitam sobre a história do povo negro no Brasil, sua importância e valorização.

 Logo abaixo um poema para refletir e responder as questões:

Ser negro…

Ser negro…
Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.

Ser negro é…
Sentir-se negro num país miscigenado.
Assumir as suas raízes.

Ser negro é ter…
Coragem.
Atitude.

Ser negro é…
Lutar para ser igual nas diferenças.
Acreditar que não é inferior a ninguém.

Ser negro…
Ter princípios.
Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.

Enfim…
Ser negro é “ser humano”!

 Robélia Aragão

Significados das palavras:

Miscigenado: que e resultado de miscigenação, misturado, mestiço.

Inferior: situado, abaixo de, em posição menos elevada, mais fraco, menor.

Influenciada: que foi alvo de influência.

Pré- concebida: que foi projetado ou concebido com antecedência, premeditado.

Questões

1. Segundo o texto, o que significa “Ser negro”?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Por que o dia 20 de novembro foi escolhido para o Dia da Consciência Negra?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Sobre a informações acima, por qual motivo considerou-se importante ter uma data só para reflexão das contribuições negras no nosso país?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Atividade de Inglês 6° C - 4° bimestre

 

E.E. JUVENTINA MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO

Atividade 4° Bimestre – Consciência Negra (Black Conscience Day)

 

Prof° Rosivane                    Disciplina:  Língua Inglesa                Ano/Série: 6° ano C

Entrega da Atividade: 25/11/2020          Nota: 0 a 10 pontos

Relexão

            O dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data muito importante para a população brasileira.  Essa data foi incluída no nosso calendário para levar as pessoas á conscientizar-se por meio de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na nossa formação. Isso porque nosso país sofreu quase 400 anos de escravidão, onde pessoas negras foram humilhadas e escravizadas. O legado desse passado doloroso é um racismo com bases estruturais e o contínuo empobrecimento e opressão da população negra. Por isso foi criada essa data, para que as pessoas reflitam sobre a história do povo negro no Brasil, sua importância e valorização.

 Logo abaixo um poema para refletir e responder as questões: 

To be black ...

To be black ...

It is not just a question of skin issue

It's not just the question of curly hair.

 

To be black is ...

Feeling black in a mixed country

Take on your roots.


To be black is to have ...

Courage.

Attitude.

 

To be black is ...

Strive to be equal in diferences

Believing that you are not inferior to anyone.

 

 To be  black ...

 Have principles

 Valuing beauty

 Be capable

 Make it happen in this country where

 people are still influenced by preconceived ideas.

 

Finally...

To be black is “to be human”!

 Robélia Aragão

Tradução

Ser negro…

Ser negro…
Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.

Ser negro é...
Sentir-se negro num país miscigenado.
Assumir as suas raízes.

Ser negro é ter…
Coragem.
Atitude.

Ser negro é…
Lutar para ser igual nas diferenças.
Acreditar que não é inferior a ninguém.

Ser negro…
Ter princípios.
Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.

Enfim…
Ser negro é “ser humano”!

 

Robélia Aragão

 

Significados das palavras:

Miscigenado: que e resultado de miscigenação, misturado, mestiço.

Inferior: situado, abaixo de, em posição menos elevada, mais fraco, menor.

Influenciada: que foi alvo de influência.

Pré- concebida: que foi projetado ou concebido com antecedência, premeditado.

 

 Questões

1. Segundo o texto, o que significa “To be black”?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Como escreve o Dia da Consciência Negra em Inglês?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Sobre a informações acima, por qual motivo considerou-se importante ter uma data só para reflexão das contribuições negras no nosso país?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________