Boa tarde, alunos!
Profª Cláudia.
****Canais de Comunicação e Informação*** ** Telefone (11) 5526-9685 ** e-mail: juventina.marcondes@gmail.com ou juventinamarcondesafem@gmail.com ** Facebook: https://www.facebook.com/escolajuventina.marcondes/ ** Aplicativo: Centro de Mídias SP ** TV - Canal 2.2 TV UNIVESP/ Canal 2.3 TV Educação***
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
SALA DE LEITURA
Profª Maria Monte
6º A,B,C,D e E
7º A,B,C e D
8ºA,B e C
9º A, B e C
ESCOLA
____________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:_______ NOME:____________________________________________________________Dia Nacional da Consciência Negra
O dia 20 de novembro faz menção à consciência
negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A
escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos
Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio
Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o
estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado
para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que
aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados
aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O
local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados
com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram
escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver
em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas
mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos,
feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos
eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas
dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades
de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com
respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo
pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os
índios durante o período de colonização.
Algumas leis foram criadas para defender os
direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A
Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade
aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos
Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém,
com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que
os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa
libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho,
continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão
esperada liberdade não chegou por completo.
(Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm)
1.
De acordo com o texto, podemos
afirmar que:
a) existe uma comparação entre a escravidão dos
negros e a dos índios.
b) a escravidão era natural e aceita por todos,
inclusive pelos negros.
c) os negros eram bem alimentados para trabalhar
melhor.
d) os índios eram responsáveis por cuidar de negros
que ficavam doentes.
e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres
no Brasil.
2.
Analise as alternativas a
seguir acerca de Zumbi:
I – Era conhecido como Antônio Soares.
II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de
Palmares.
III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de
novembro.
A única alternativa que traz afirmação (ou
afirmações) incorreta(s) é:
a) I.
b) I e II.
c) II.
d) II e III.
e) I e III.
3.
Nos dia de hoje, que problemas
existem ainda em relação a esse fato histórico?
Boa tarde, alunos!
Boa tarde, alunos!
Boa tarde, alunos!
Boa tarde, alunos!
Prof.ª Maria do Socorro
Conteúdo: Foco nos estudos
Competência e habilidade: Assertividade e autoconfiança
Atividade: Exercício de reflexão, registro escrito.
Boa tarde, alunos!
ATIVIDADE 34 – Cá estamos!/ Lendo pensamentos
Saudações
a todos.
Atividade: Observação das vídeo-aulas. Faça
um comentário sobre suas impressões dos assuntos tratados.
Links dos materiais
Cá
estamos! https://www.youtube.com/watch?v=r8gZltDCj-c
Lendo
pensamentos https://www.youtube.com/watch?v=eHUAP-gW-Xg
Abraço,
Profa. Grazi
ATIVIDADE 34 – Intertextualidade/ O modernismo e a cidade
Saudações a todos.
Atividades: Observação das vídeo-aulas. Faça
um comentário sobre suas impressões dos assuntos tratados.
Links dos materiais:
Intertextualidade https://www.youtube.com/watch?v=CiPJYlWpX6Y
O
modernismo e a cidade https://www.youtube.com/watch?v=NSm_1sB_1kI
Abraço,
Profa. Grazi
E.E. Profª Juventina Marcondes
Domingues de Castro
Profª Nádia/ Ciências
Nome: Série:
Atividades 6ºD (11/11 á 18/11)
Orientações
·
Segue a atividade de ciências para ser feita em
casa.
·
Copiem e respondam NO CADERNO DE CIÊNCIAS.
·
Leiam com atenção os textos.
·
Não precisam imprimir. Copiem as perguntas e
façam o desenho no caderno.
PLANETA TERRA: Atmosfera
1º
LEITURA: Quando
olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão
na mesma altura (altitude). Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é
possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens,
helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais
presentes acima da atmosfera.
Como é possível pássaros e
objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra,
depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros
elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e
elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do
planeta em decorrência da gravidade atuante.
Por este motivo, os
meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que
cada uma delas possui características diferentes em relação às outras.
Fonte:
Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material
de Apoio ao Currículo Paulista
2º ANALISE A IMAGEM
a) A______________
é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa
camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também
ocorrem as tempestades, os raios e trovões.
b) A _________________é
a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e
situa-se na camada da ______________. É nessa camada que circulam aviões e
jatos.
c) Na
mesosfera, camada que fica entre a ______________e_______________, as
temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.
d) Também
chamada de Ionosfera, devido à alta concentração de íons, na camada ________________orbitam
os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura ________________na medida em
que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.
e) A
última camada, chamada _____________, é constituída por hidrogênio e a outra
metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando acima de _______________.
É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.
Elaborado através da apostila SP faz Escola 4º
bimestre.
E.E. JUVENTINA
MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO
Atividade
4° Bimestre – Consciência Negra
Prof°
Rosivane Disciplina: Língua Portuguesa Ano/Série: 6° ano E
Entrega
da Atividade: 25/11/2020 Nota:
0 a 10 pontos
Reflexão
O dia da Consciência Negra,
comemorado em 20 de novembro, é uma data muito importante para a população
brasileira. Essa data foi incluída no
nosso calendário para levar as pessoas á conscientizar-se por meio de reflexão
sobre a importância da cultura e do povo africano na nossa formação. Isso
porque nosso país sofreu quase 400 anos de escravidão, onde pessoas negras
foram humilhadas e escravizadas. O legado desse passado doloroso é um racismo
com bases estruturais e o contínuo empobrecimento e opressão da população
negra. Por isso foi criada essa data, para que as pessoas reflitam sobre a
história do povo negro no Brasil, sua importância e valorização.
Ser negro…
Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.
Ser negro é…
Sentir-se negro num país miscigenado.
Assumir as suas raízes.
Ser negro é ter…
Coragem.
Atitude.
Ser negro é…
Lutar para ser igual nas diferenças.
Acreditar que não é inferior a ninguém.
Ser negro…
Ter princípios.
Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.
Enfim…
Ser negro é “ser humano”!
Robélia Aragão
Significados das palavras:
Miscigenado: que e resultado de
miscigenação, misturado, mestiço.
Inferior: situado, abaixo
de, em posição menos elevada, mais fraco, menor.
Influenciada: que foi alvo de
influência.
Pré- concebida: que foi projetado
ou concebido com antecedência, premeditado.
Questões
1. Segundo o texto, o
que significa “Ser negro”?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Por que o dia 20 de
novembro foi escolhido para o Dia da Consciência Negra?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Sobre a informações acima, por qual motivo considerou-se
importante ter uma data só para reflexão das contribuições negras no nosso
país?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E.E. JUVENTINA
MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO
Atividade
4° Bimestre – Consciência Negra (Black Conscience Day)
Prof°
Rosivane Disciplina:
Língua Inglesa Ano/Série: 6° ano C
Entrega
da Atividade: 25/11/2020
Nota: 0 a 10 pontos
Relexão
O dia da Consciência Negra,
comemorado em 20 de novembro, é uma data muito importante para a população
brasileira. Essa data foi incluída no
nosso calendário para levar as pessoas á conscientizar-se por meio de reflexão
sobre a importância da cultura e do povo africano na nossa formação. Isso
porque nosso país sofreu quase 400 anos de escravidão, onde pessoas negras
foram humilhadas e escravizadas. O legado desse passado doloroso é um racismo
com bases estruturais e o contínuo empobrecimento e opressão da população
negra. Por isso foi criada essa data, para que as pessoas reflitam sobre a
história do povo negro no Brasil, sua importância e valorização.
Logo abaixo um poema para refletir e responder as questões:
To be black ...
To be black ...
It is not just a question of skin
issue
It's not just the question of
curly hair.
To be black is ...
Feeling black in a mixed country
Take on your roots.
To be black is to have ...
Courage.
Attitude.
To be black is ...
Strive to be equal in diferences
Believing that you are not
inferior to anyone.
To be
black ...
Have principles
Valuing beauty
Be capable
Make it happen in this country where
people are still influenced by preconceived
ideas.
Finally...
To be black is “to be
human”!
Robélia
Aragão
Tradução
Ser negro…
Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.
Ser negro é...
Sentir-se negro num país miscigenado.
Assumir as suas raízes.
Ser negro é ter…
Coragem.
Atitude.
Ser negro é…
Lutar para ser igual nas diferenças.
Acreditar que não é inferior a ninguém.
Ser negro…
Ter princípios.
Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.
Enfim…
Ser negro é “ser humano”!
Robélia Aragão
Significados das palavras:
Miscigenado: que e resultado de
miscigenação, misturado, mestiço.
Inferior: situado, abaixo
de, em posição menos elevada, mais fraco, menor.
Influenciada: que foi alvo de
influência.
Pré- concebida: que foi projetado
ou concebido com antecedência, premeditado.
Questões
1. Segundo o texto, o que significa “To be black”?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Como escreve o Dia da Consciência Negra em Inglês?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Sobre a informações acima, por qual motivo considerou-se importante ter uma data só para reflexão das contribuições negras no nosso país?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________