Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

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sábado, 20 de junho de 2020

Redação


Produção de Texto Atividade Interdisciplinar                                                           20/06/2020 Professor(a): Marina Andrade                             Disciplina História             6º anos A, B, C e F 

                      Produção de texto 

Tema: O Meu olhar 
Objetivo  
 O Covid 19  

Orientações gerais 

Em uma folha de almaço ou caderno sem rebarbas, faça sua produção de texto fotografe e poste ou no google sala de aula ou aqui mesmo. Não esqueça é uma produção de texto, assim não é para separar como perguntas e responder. 

O que deve conter nessa redação

Em seu texto deve conter o que você sabe sobre o covid 19?  onde surgiu? os sintomas? Quais as prevenções? e se conhece alguém que tenha sido contaminado? em seus hábitos cotidiano o que alterou? como está sendo pra você passar por essa pandemia, sem ir à escola, mas também não poder ver os amigos, ir à lanchonetes, sorveteria, eventos  ou de fazer  brincadeiras que fazia antes, e quais está fazendo agora? do que você sente mais falta, aos seus olhos como seus vizinho e amigos próximos, e os comércios informais  (não precisa pôr o nome nem pessoa nem do comércio), estão se comportando diante da quarentena, e  sobre seus pais quais os melhores momentos e o mais triste, tanto para eles quanto para você (por exemplo o mais triste para mim é quando mesmo correndo o risco de se contaminar eles precisam sair pra trabalhar). 
E quanto as aulas online, com as ferramentas disponibilizadas, o quanto você acha que aprende (isso nada tem a ver com inteligência ou sua capacidade, e sim como você se sente com a  maneira que as informações chegam a você) 
 Ao final escolha uma música e uma imagem que você ache que tem a ver com o que

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: Redação: 6ºD CIÊNCIAS E HISTÓRIA Professoras: Nádia Rosa Marina Andrade

REDAÇÃO ATIVIDADE:  INTERDISCIPLINAR E.E. JUVENTINA MARCONDES 6ºD CIÊNCIAS E HISTÓRIA Professoras:  Nádia Rosa Marina Andrade 
 
Orientações 
 
(Em uma folha de almaço ou caderno sem rebarbas, faça sua redação fotografe e poste ou no google sala de aula ou aqui  no face ou no Blog da escola para que eu e a professora Nádia Rosa de ciências possamos corrigir)  Não esqueçam, é uma redação, assim não é pra separar como perguntas e responder, vocês devem postar duas vezes, a redação na pasta de história e de ciências.    Em seu texto deve conter o que você sabe sobre o covid 19?  onde surgiu? os sintomas? Quais as prevenções? e conhece alguém que tenha sido contaminado? em seus hábitos cotidiano o que alterou, como está sendo pra você passar por essa pandemia, sem ir à escola, mas também não poder ver os amigos, ir à lanchonetes, sorveteria, eventos  ou de fazer  brincadeiras que não  faz e quais está fazendo agora, do que você sente mais falta, aos seus olhos como seus vizinho e amigos próximos e os comércios informais, (não precisa pôr o nome de ninguém), estão se comportando diante da quarentena, e  sobre seus pais quais os melhores momentos e o mais triste, tanto para eles quanto para você (por exemplo o mais triste para mim é quando mesmo correndo o risco de se contaminar eles precisam sair pra trabalhar). E quanto as aulas online, com as ferramentas disponibilizadas, o quanto você acha que aprende (isso nada tem a ver com inteligência ou sua capacidade, e sim como você se sente com maneira que as informações chegam a você)  Ao final escolha uma música e uma imagem que você ache que tem a ver com o que está acontecendo a seu redor. 
 
 

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Atividade Língua Portuguesa Prof° Tatiane

Boa Noite Alunos,

Atividade referente a aula ministrada pelo Centro de mídia do dia 16/06.

Sua leitura

Leia a seguir o início de Macunaíma:o herói sem nenhum caráter e responda às questões.

 No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma , herói da nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera , que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.
  Já na meninice fez coisas de sarapantar . De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:
 – Ai! que preguiça!... 
e não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca , trepado no jirau de paxiúba , espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaiamuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os velhos e frequentava com aplicação a murua a poracê o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo. 
 Quando era pra dormir trepava no macuru pequeninho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha, espantando os mosquitos bem. Então adormecia sonhando palavras-feias, imoralidades estrambólicas e dava patadas no ar.
  Nas conversas das mulheres no pino do dia o assunto era sempre as peraltagens do herói. As mulheres se riam, muito simpatizadas, falando que “espinho que pinica, de pequeno já traz ponta”, e numa pajelança Rei Nagô fez um discurso e avisou que o herói era inteligente. [...]
Andrade Mário de.Macunaíma:o herói sem nenhum caráter.Rio de Janeiro:Nova Fronteira,2013.p.13.

Atividades de Geografia 8°A e 8ªC- Profª Vera Lucia- Data: 17/06 á 24/06/2020


                                              Geopolítica e relações internacionais

O termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf, entre os finais do século XIX e o inicio do século XX, inspirado na obra Geografia política, de Friedich Ratzel, publicada em 1897, entretanto, foram os trabalhos do geógrafo alemão Karl Ernst Haushofer e do britânico Halford John Mackinder que fundamentaram e delinearam a geopolítica clássica, que consiste em um instrumento da política externa de um país baseado na valorização do território como forma de exercer a hegemonia mundial.

Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando a sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção do plano internacional.

Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da geografia. Embora ás vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos, muito importes para entender o mundo atual.

A configuração do mundo

O atual mapa do mundo, ou mapa-mundi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-mundi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados.

Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar a criação de outros países. Outros não buscam necessariamente a autonomia.

Texto extraído do livro didático Projeto Araribá, 8ªAno, pág.12 e 13, Ed. 1ªEdição, Ed. Moderna- (Trechos).


Exercícios:

 

1) 1- Cite os nomes dos geógrafos que fundamentaram e delinearam a geopolítica clássica.

2) 2-Como pode ser definida a geopolítica?

3)  3-Cite os conceitos chave da geopolítica.

4) 4-  Diversos povos vivem em constantes conflitos até os dias atuais. Porquê isso ocorre?

5)  5- Por que o mapa-mundi não é imutável?

 

 

 

 

 

 


Atividades de Geografia 6°C e 6 ªE Profª Vera Lucia- Data: 17/06 á 24/06/2020


POR QUE REPRESENTAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO?

 

Atualmente, o Planisfério (ou mapa-mundi) é a forma mais comum de representação de divisão política do mundo em países.

 

Observe o planisfério:

 

 

No passado, as representações do Planeta terra e dos lugares de vivências eram bem diferentes.

 Os seres humanos começaram a representar o espaço geográfico ainda na Pré-história. Nossos ancestrais pintavam e desenhavam em paredes de cavernas e gravavam em rochas e pedaços de madeiras cenas do cotidiano. Depois, começaram a registrar informações relacionadas à localização de elementos como rios, áreas para caças, entre outros.

Foi assim que as primeiras representações do espaço geográfico surgiram, auxiliando os grupos humanos a se localizar. Pesquisadores estimam que paisagens começaram a ser representadas em desenhos há mais de 15 mil anos.

A seguir você pode ver uma das representações mais antiga do espaço geográfico, trata-se de uma pintura que foi encontrada em uma caverna das proximidades de Çatalhoyuk, na atual Turquia.

 

Com o surgimento da agricultura e o desenvolvimento das primeiras cidades, o espaço geográfico foi se tornando mais complexo. A cartografia acompanhou essa evolução. À medida que os conhecimentos sobre a terra se ampliaram e novas técnicas foram desenvolvidas as representações do planeta se tornaram cada vez mais preciosa e detalhada.

Essas representações passaram a indicar a localização de lugares, caminhos percorridos, áreas para plantar e criar animais, rotas de comércios etc. Depois, tornaram instrumentos indispensáveis para navegadores e viajantes e para a demarcação de territórios.

Atualmente, além das funções de localização, os mapas são utilizados para planejar o desenvolvimento das cidades mostrarem a distribuição das pessoas e dos recursos naturais, representarem dados sobre economia, clima, transportes e muitas outras informações.

 

 Exercícios:

1- 1- Como eram as representações do planeta terra e dos lugares de vivência no passado?

2-2- Quais lugares ou objetos eram utilizados pelos nossos ancestrais para que realizassem pinturas e gravuras na pré-história?

3-3- De acordo com as pesquisas, há quanto tempo às paisagens começaram a ser representadas por desenhos?

4 4-Segundo sua opinião o que representa a imagem encontrada nas proximidades da caverna de Çatalhoyuk?

5-5-Na pré-história qual meio era utilizado para representar os locais? E hoje como são representados?

6-6-Qual a função dos mapas?