Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

sexta-feira, 12 de junho de 2020

ARTE - Professora: Ana Lúcia

Propriedades do Som
  • Pesquise sobre as Propriedades do Som. Conceitue: Altura, Duração, Timbre e Intendidade.

ARTE - Professora: Ana Lúcia

Propriedades do Som

  • Pesquise sobre as Propriedades do Som. Conceitue: Duração, Altura, Timbre e Intensidade.

ARTE - Professora: Ana Lúcia

Propriedades do Som

  • Pesquise sobre as propriedades do Som. Conceitue: Timbre, Altura, Duração e Intensidade.

Educação Física 9° A .

Instrumentos utilizados na roda de capoeira.

Profª Rosemeire 











   
ATIVIDADE:

Agora que conhecemos os instrumentos utilizados na roda de capoeira e aprendemos a confecciona - los com materiais recicláveis,e a sua vez de confeccionar um instrumento de sua escolha .
Para entregar pode ser por envio de foto vídeo ou entregue na escola nas datas que estão em funcionamento. Se todas essas alternativas não funcionar, guarde o instrumento para entregar na volta as aulas.




terça-feira, 9 de junho de 2020

Atividade de Arte - 7º A, B, C e D

Bom dia, alunos!

Professora Shirley

Com base no texto do livro ARARIBÁ MAIS interdisciplinar de língua Portuguesa e Arte
responda as questões das páginas 80, 81, 82 e 83 abaixo:

Tema Corpo e Gestualidade

1) Quais são os elementos visuais responsáveis pela composição de uma cena?
2) Qual a definição de cenógrafo, figurinista e aderecista?
3) De acordo co o texto defina o que é mímica e mimo ?
4) Defina como surgiu a Commédia Dell”Arte, gênero muito popular na Idade Média?
5)Qual a principal característica da Commédia Dell”Arte ?

Atividade de Arte - 8º A, B e C

Bom dia, alunos!

Professora Shirley

Com base no texto do livro ARARIBÀ MAIS interdisciplinar de língua Portuguesa e Arte
responda as questões das páginas 70,71, 72, 73, 74 75, 76 abaixo:



1) Qual foi considerado o primeiro filme de ficção científica ?
2) Qual filme marcou a história do cinema não apenas pelos seus efeitos, mas pela qualidade de roteiro, direção e visualidade?
3) Quais filmes o diretor Steven Spielberg produziu e que fascinaram os espectadores?
4) No filme Jurassic Park (1993) não tinha a tecnologia de computação gráfica suficiente, com isso em mente como os diretores produziam os efeitos e qual a diferença com a tecnologia atual?
5) O filme “A Chegada” (2016) de Denis Villeneuve baseou-se em uma ideia de linguagem diferente para se comunicar, descreva abaixo qual a linguagem e como foi representada no filme?

Atividade de Arte - 9º A

Bom dia, alunos!

Professora Shirley

Com base no texto das páginas 62, 63 e 64 responda as questões abaixo:



1) Qual a definição de arte Naif e como Henri Rousseau ficou conhecido na França?

2) Quais artistas se inspiraram nas produções Naifs feitas fora do país e quais artistas adotaram suas características com o livre uso de formas e composições?

3) Quem foi o artista Heitor dos Prazeres?

4) De acordo co o texto do livro de arte: Quantas e quais canções Heitor dos Prazeres compôs ?

5) Quais participações em exposições nacionais e internacionais Heitor dos Prazeres ganhou notoriedade no universo artístico?


Atividade de Arte - 6º A, B, C, D e E

Bom dia, alunos!

Professora Shirley

Com base no texto do livro ARARIBÁ MAIS interdisciplinar de língua Portuguesa e Arte responda as questões das páginas 71,72,73 e 74 abaixo:





1) Quem foi Joseph Nicephore Niépce?
2) Qual o nome do aparelho criado pelo físico Louis Daguèrre francês que aperfeiçoou a técnica criada por Niépce?
3) Descreva como eram as salas de cinema na década de 20, e onde e como o diálogo era transmitido aos espectadores ?
4) Qual o nome do filme que George Mélies produziu em 1865 e qual seu tempo de duração?
5) Descreva o que você visualiza na imagem abaixo



Atividade de História - 7º A, B, C e D - 18/05/2020 a 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Pesquisar os principais reinos e impérios da antiguidade.
2°) Resumo do Império Bizantino.

Atividade de História - 3º A e B - 18/05/2020 a 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Pesquisar sobre a teoria de branqueamento. Faça resumo.
2°) Pesquisar sobre “Eugênia”, Fazer resumo. 

Atividade de História - 2º A, B e C - 18/05/2020 a 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Elaborar a proposta sugerida anteriormente.
2°) Assistir ao filme “O nome da Rosa”. Fazer resumo

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º D

Profª Nádia/ Ciências

Atividades 6ºD/ 2º Bimestre

Orientações
·         Copiem e realizem a atividade no caderno de Ciências.
·         Leiam com atenção os textos e as perguntas. Se necessário para ajudar, utilize o livro de ciências de vocês, nos capítulos que falam sobre Células.
·         Em caso de dúvida, não se preocupem! Façam as atividades que são possíveis e quando voltarmos para as aulas presenciais, tiraremos dúvidas pendentes.
 
CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
 
ATIVIDADE 1 - OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO (atividade de observação e resgistro de informações).
 
Para início de conversa sobre o tema desta aula, você realizará uma atividade – “Olhando para o nosso entorno” , na qual observará o ambiente (quintal e casa), buscando identificar seus componentes, de maneira especial, seres vivos e não vivos.
 
Identifique o ambiente que você está observando, descrevendo as características dos elementos encontrados nele.
 
Depois, tente classificar quais destes elementos são considerados seres vivos e quais não são. Não esqueça de registrar suas observações através da escrita, de fotos ou até mesmo em desenhos no caderno.
 
Após Observação e registro do ambiente, Responda:
É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos, apenas observando o ambiente? Justifique sua resposta a partir do que você sabe.


Atividade de História - 1º A, B e D - 18/05/2020 a 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Pesquisar sobre as 4 teorias principais sobre o povoamento da América.
2°) Pesquisar sobre a formação de aldeias, cidades, reinos e impérios.

Atividade de História - 7º A, B, C e D - 18/05/2020 a 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Responder as seguintes questões.
  • As coisas como são hoje, estão melhores que antigamente? Explique.
  • Se você pudesse viver em outra época do passado, viveria em qual? Explique.
2°) Resumo sobre humanismo, fazer redação.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atividade de História - 3º A e B - 18/05/2020 a 19/05/2020

Boa tarde, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Pesquisar as teorias evolucionistas de Arthur Gobineau.
2°) O que são as chamadas “bombas inteligentes”? pesquise

Atividade de História - 2º A, B e C - 18/05/2020 a 19/05/2020.

Boa tarde, alunos!

Prof° Jane

Atividades:
1°) Resumo , “O que foi o renascimento”?
2°) Pesquisar o que é o conceito de racionalismo, cientificismo e antropocentrismo.

Atividade de História - 1ª série A, B e D - 18/05/2020 a 19/05/2020.

Boa tarde, alunos!

Prof° jane

Atividades:
1°) Pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros e suas condições de vida (atual) nas Américas.
2°) Pesquisar sobre os povos indígenas e suas condições de vida (atual) nas Américas.

Atividade de Arte - 3ª série A e B

Boa tarde, alunos!

Professora Ana Lúcia

Assista a esta apresentação que aconteceu na PINACOTECA do Estado de São Paulo, Brasil – Flashmob Conservatoire de Paris, GURI & EMESP. <https://www.youtube.com/watch?v=wzaVgYy8EzU> Faça um breve relato sobre o que mais chamou a sua atenção nesta Performance. Realize uma pesquisa sobre a PINACOTECA do Estado de São Paulo, e outra sobre o Projeto GURI.

Atividade de Arte - 2 série A, B e C

Boa tarde, alunos!

Professora Ana Lúcia

Assista a esta apresentação que aconteceu na PINACOTECA do Estado de São Paulo, Brasil – Flashmob Conservatoire de Paris, GURI & EMESP. <https://www.youtube.com/watch?v=wzaVgYy8EzU> Faça um breve relato sobre o que mais chamou a sua atenção nesta Performance. Realize uma pesquisa sobre a PINACOTECA do Estado de São Paulo, e outra sobre o Projeto GURI.

Atividade de Arte - 1º série D

Boa tarde, alunos!

Professora, Ana Lúcia

Assista a esta apresentação que aconteceu na PINACOTECA do Estado de São Paulo, Brasil – Flashmob Conservatoire de Paris, GURI & EMESP. <https://www.youtube.com/watch v=wzaVgYy8EzU> Faça um breve relato sobre o que mais chamou a sua atenção nesta Performance. Realize uma pesquisa sobre a PINACOTECA do Estado de São Paulo, e outra sobre o Projeto GURI.

Atividade de Língua Portuguesa - 8º ano A, B e C

Boa tarde, alunos!

Professora Ana Paula

Jornal Acontece Aqui / SP faz escola Titulo: Tatuagem... liberdade de expressão, Apenas?
Leitura e entendimento da reportagem nas p: 10,11 e 12.

Atividade de inglês - 6º ano A

Good afternoon, students!

Teacher Ana Paula

Atividade:

Apostila do São Paulo Faz Escola páginas 35,36 e 37.

Identificar animais vertebrado e invertebrados e classificar.
No caderno do aluno observar e responder as características de cada animal.

Atividade de Biologia - 1 ano A, B, C e D

Boa tarde, alunos!

Professora Susana

1)Copie no caderno, acesse o site e faça uma análise do que você entendeu: 

Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água,
do carbono, do oxigênio e do nitrogênio.

Consulte este site explicativo sobre os Ciclos Biogeoquímicos para ampliar seu conhecimento e facilitar sua compreensão:

2)Explique com suas palavras a relação do ciclo do oxigênio com o ciclo do carbono.

3)Com base no que foi estudado explique com poucas palavras o ciclo do nitrogênio no ecossistema. Para isso veja o seguinte vídeo

Atividade de Ciências - 9º A, B e C

Boa tarde, alunos!

Professora Susana


Copie no caderno e responda as questões abaixo:

 
Átomos e Moléculas

Todas as substâncias que existem são constituídas de átomos e moléculas. Podemos ter substâncias simples (ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre etc.) e substâncias compostas (água, sal etc.). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua fórmula química é H2O. Os átomos por sua vez são constituídos de elétrons e prótons e nêutrons. Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas (semelhante aos planetas ao redor do sol), os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo central. O número destas partículas depende do elemento considerado.  Os elétrons e os prótons têm uma propriedade física chamada de carga elétrica e são de natureza oposta. Por convenção considerou-se que elétrons tem carga Negativa e prótons tem carga Positiva. Nêutrons não tem carga elétrica.


1)Verdadeiro ou Falso:

  • Uma carga positiva atrai outra carga positiva ( )
  • Os prótons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas. ( )
  • Elétrons tem cargas positivas e prótons tem carga positiva, os nêutrons não tem carga elétrica ( )

2)Assista os vídeos referentes ao tema estudado

https://www.youtube.com/watch?v=dUpCcCjpvBk -Átomos - Elementos constituintes da
matéria - Parte 1 (Profº André Luiz).

https://www.youtube.com/watch?v=Y2yegcd7N1A Átomos - Elementos constituintes da
matéria - Parte 2 (Profº André Luiz).

https://www.youtube.com/watch?v=HJtdOjvgFxU Átomos - Elementos constituintes da
matéria - Parte 3 (Profº André Luiz).

3) Após assistir os vídeos, faça um resumo com os itens que achar importante.

Atividade de Ciências - 8º A, B e C

Boa tarde, alunos!

Professora Susana

Atividade:

1) Copie no seu caderno esse pequeno texto e em seguida responda as questões.

A energia é responsável pela produção de trabalho, portanto, qualquer coisa que esteja trabalhando possui energia. Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são:
  • mecânica (movimento)
  • térmica (calor)
  • elétrica (potencial elétrico)
  • química (reações químicas)
  • nuclear (desintegração do núcleo)

Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer.

Fontes Renováveis
As fontes renováveis se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam. São fontes de energia mais aconselhadas uma vez que não geram poluentes para o meio ambiente. São elas:
  • Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios.
  • Energia Solar: obtida pela energia do sol.
  • Energia Eólica: obtida pela força dos ventos.
  • Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
  • Biomassa: obtida de matérias orgânicas.
  • Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.
  • Energia do Hidrogênio: obtido do hidrogênio.

Fontes Não Renováveis
Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:
  • Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
  • Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.



2) Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.

Coluna 01
(1) Fontes renováveis
(2) Fontes não renováveis
________________________________________________________________________

Coluna 02
( ) Energia do Carvão
( ) Energia Eólica
( ) Energia Solar
( ) Energia do Petróleo
( ) Energia Geotérmica
( ) Energia Atômica
( ) Energia das Ondas das Marés


3) Diferencie energia renovável de energia não renovável. Assista o vídeo para ajudar em sua compreensão sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=6DF3GpAfJOU - Fontes e tipos de Energia – Ciências –
8º ano – Ensino Fundamental (Vídeo do Centro de Mídias)

Bons estudos!

Atividade de Eletivas - A Magia do Palco - 18/05/2020 a 19/05/202

Bom dia alunos!

Profº Vânia

Atividade

Bora criar: aula de criatividade

O olhar do jornalismo: que história podemos encontrar aqui?

Assista a aula do centro de mídias de são Paulo do dia 08/05/2020 disponível

Siga as dicas e crie um projeto.

Atividade de História - 9º A, B e C

Boa tarde, alunos

Professor Daniel

1.No começo do século XX surgiu em algumas regiões do Brasil um tipo específico de movimento social denominado Messianismo.

2.Faça uma pesquisa sobre esse movimento e registre sua pesquisa no caderno.

Atividade de História - 8º A, B e C

Boa tarde, alunos!

Professor Daniel


Atividade

Pesquise os motivos da vinda da família real ao Brasil.
Escreva um pequeno texto sobre o Bloqueio Continental.

Atividade de História - 3°A e B - SEMANA DE 18/05/2020 a 19/05/2020.

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:

1°) Qual a necessidade da Guerra Mundial? Explicar
2°) Dê as características e pra que servia as trincheiras.

Atividade de História - 2°A, B e C - SEMANA DE 18/05/2020 a 19/05/2020.

Bom dia, alunos!

Prof° jane

Atividades:

1°) Pesquisar sobre o surgimento de novas religiões na idade média.
2°) Quais diferenças básicas de doutrinação entre católicos e protestantes? Explique

Atividade de História - 1°A, B e 1°D - SEMANA DE 18/05/2020 a 19/05/2020.

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:

1°) Fazer uma pintura rupestre. Identifique seu simbolismo.
2°) Como se deu a formação das cidades? Explicar

Atividade de História - 7°A, B,C, e D - SEMANA DE 18/05/2020 A 19/05/2020

Bom dia, alunos!

Prof° Jane

Atividades:

1°) Pesquisar e dar sua opinião sobre as causas da independência Norte americana.
2°)Pesquisar sobre as 13 colônias Norte americana. Sua formação, econômica, social e religiosa.

Língua Portuguesa - Parte II - 2ºA

Continuando a análise da peça teatral de Martins Pena – O Judas em sábado de Aleluia.

Responda:

1- A cena III Poe em foco a personagem Maricota.

A) De que assunto ela trata?
B) Que recurso lingüístico o autor usa nessa passagem para reforçar sua crítica à Guarda Nacional, uma instituição militar do Império?

2- No fragmento da cena IV, a quarta fala de Faustino traz intercalada uma rubrica do autor
indicando o riso de Maricota. Por que ela ri?

3- Que incidente cômico aparece na cena IV?

4- O encontro dos dois namorados de Maricota, Ambrósio e Faustino, ocorre na cena V.

A) Como o capitão vê seu rival?
B) De que maneira o humor dessa cena é criado?

5- Considerando os trechos que você leu, explique os possíveis sentidos do título O Judas em
sábado de Aleluia.

Atividade de Língua Portuguesa - Parte I - 2º A

Os Caminhos do Teatro Nacional


O Judas em sábado de Aleluia é uma das peças mais conhecidas de Martins Pena, composta de 12 cenas, que trata de corrupção da sociedade e do namoro. Essa comédia foi representada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, no teatro São Pedro, em 1844.

O fragmento a seguir recupera um enredo engraçado e ingênuo, que retrata costumes da burguesia do Rio de Janeiro imperial.

Faça uma leitura silenciosa do texto.

O Judas em sábado de Aleluia

Personagens [deste fragmento]

José Pimenta, cabo de esquadra da Guarda Nacional;
Chiquinha e Maricota, suas filhas.
Lulu (10 ano)
Faustino, empregado público.
Ambrósio, capitão da Guarda Nacional.
Meninos e moleques.

A cena passa-se no Rio de Janeiro, no ano de 1844.

ATO ÚNICO
Sala em casa de José Pimenta. Porta no fundo, à direita, e à esquerda uma janela; além da porta da direita uma cômoda de jacarandá, sobre a qual estará uma manga de vidro e dous castiçais de casquinha. Cadeiras e mesa. Ao levantar do pano, a cena estará distribuída da seguinte maneira: Chiquinha sentada junto à mesa, cosendo; Maricota à janela; e no fundo da sala, à direita da porta, um grupo de quatro meninos e dous moleques acabam de aprontar um Judas, o qual estará apoiado à parede. Serão os seus trajes casaca de corte,
de veludo, colete idem, botas de montar, chapéu armado com penacho escarlate (tudo muito usado), longos bigodes, etc. Os meninos e moleques saltam de contentes ao redor do Judas e fazem grande algazarra.

CENA I

Chiquinha, Maricota e meninos.

Chiquinha — Meninos, não façam tanta bulha...

Lulu (saindo do grupo) — Mana, veja o judas como está bonito! Logo quando aparecer a Aleluia, havemos de puxá-lo para a rua.

Chiquinha — Está bom; vão para dentro e logo venham.

Lulu (para os meninos e moleques) — Vamos pra dentro; logo viremos, quando aparecer a Aleluia. (Vão todos para dentro em confusão)

Chiquinha (para Maricota) — Maricota, ainda te não cansou essa janela?

Maricota (voltando a cabeça) — Não é de tua conta.

Chiquinha — Bem o sei. Mas, olha, o meu vestido está quase pronto; e o teu, não sei quando estará.

Maricota — Hei-de aprontá-lo quando quiser e muito bem me parecer. Basta de seca - cose, e deixa-me.

Chiquinha — Fazes bem. (Aqui Maricota faz uma mesura para ai rua, como a pessoa que a cumprimenta, e continua depois a fazer acenos com o lenço) Lá está ela no seu fadário! Que viva esta minha irmã só para namorar! É forte mania! A todos faz festa, a todos namora... E o pior é que a todos engana... Até o dia em que também seja enganada.

Maricota (retirando-se da janela) — O que estás tu a dizer, Chiquinha?

Chiquinha — Eu? Nada.

Maricota — Sim! Agarra-te bem à costura; vive sempre como vives, que hás-de morrer solteira.

Chiquinha — Paciência.

Maricota — Minha cara, nós não temos dote, e não é pregada à cadeira que acharemos noivo.

Chiquinha — Tu já o achaste pregada à janela?

Maricota — Até esperar não é tarde. Sabes tu quantos passaram hoje por esta rua, só para me verem?

Chiquinha — Não.

Maricota — O primeiro que vi, quando cheguei à janela, parado no canto, foi aquele tenente dos Permanentes, que tu bem sabes.

Chiquinha — Casa-te com ele.

Maricota — E por que não, se ele quiser? Os oficiais dos Permanentes têm bom soldo. Podes te rir.

Chiquinha — E depois do tenente, quem mais passou?

Maricota — O cavalo rabão.

Chiquinha — Ah!

Maricota — Já te não mostrei aquele moço que anda sempre muito à moda, montado em um cavalo rabão, e que todas as vezes que passa cumprimenta com ar risonho e esporeia o cavalo?

Chiquinha — Sei quem é — isto é, conheço-a de vista. Quem é ele?

Maricota — Sei tanto como tu.

Chiquinha — E o namoras sem o conheceres?

Maricota — Oh, que tola! Pois é preciso conhecer-se a pessoa a quem se namora?

Chiquinha — Penso que sim.

[...]

Chiquinha (interrompendo) — Meu Deus, quantas!... E a todos esses namoras?

Maricota — Pais então! E o melhor é que cada um de per si pensa ser o único da minha afeição.

Chiquinha — Tens habilidade! Mas dize-me, Maricota, que esperas tu com todas essas loucuras e namoros?

Que planos são as teus? (Levanta-se) Não vês que te podes desacreditar?

Maricota — Desacreditar-me por namorar! E não namoram todas as moças? A diferença está em que umas são mais espertas do que outras. As estouvadas, como tu dizes que eu sou, namoram francamente, enquanto as sonsas vão pela calada. Tu mesma, com este ar de santinha — anda, faze-te vermelha! — talvez namores, e muito; e se eu não passo assegurar, é parque tu não és sincera como eu sou. Desengana-te, não há moça que não namore. A dissimulação de muitas é que faz duvidar de suas estripulias. Apontas-me porventura uma só, que não tenha hora escolhida para chegar à janela, ou que não atormente ao pai ou à mãe para ir a este ou àquele baile, a esta ou àquela festa? E pensas tu que é isto feito indiferentemente, ou por acaso? Enganas-te, minha cara, tudo é namoro, e muito namoro. Os pais, as mães e as simplórias como tu é que nada vêem e de nada desconfiam. Quantas conheço eu, que no meio de parentes e amigas, cercadas de olhos
vigilantes, namoram tão sutilmente, que não se pressente! Para quem sabe namorar tudo é instrumento: uma criança que se tem ao cala e se beija, um papagaio com o qual se fala à janela, um mico que brinca sabre o ombro, um lenço que volteia na mão, uma fiar que se desfolha — tudo, enfim! E até quantas vezes o namorada desprezada serve de instrumento para se namorar a outrem! Pobres tolas, que levam a culpa e vivem logrados, em proveito alheia! Se te quisesse eu explicar e patentear as ardis e espertezas de certas meninas que passam par sérias e que são refinadíssimas 5 velhacas, não acabaria hoje. Vive na certeza,
minha irmã, que as moças dividem-se em duas classes: sonsas e sinceras... Mas que todas namoram.

[...]

CENA II

José Pimenta e Maricota. Entra José Pimenta com a farda de cabo-de-esquadra da Guarda Nacional, calças de pano azul e barretão — tudo muito usado.

Pimenta (entrando) — Chiquinha vai ver minha roupa, já que estás vadia. (Chiquinha sai) Está bem bom! Está bem bom! (Esfrega as mãos de contente)

Maricota (cosendo) — Meu pai sai?

Pimenta — Tenho que dar algumas voltas, a ver se cobro o dinheiro das guardas de ontem. Abençoada a hora em que eu deixei o oficio de sapateiro para ser cabo-de esquadra da Guarda Nacional! O que ganhava eu pela ofício? Uma tuta-emeia. Desde pela manhã até alta noite sentada à tripeça, metendo sovela daqui, sovela dacolá, cerol pra uma banda, cerol pra outra; puxando couro com as dentes, batendo de martela, estirando o tirapé — e na fim das cantas chegava apenas o jornal para se comer, e mal. Torno a dizer, feliz a hora em que deixei o ofício para ser cabo-de-esquadra da Guarda Nacional! Das guardas, das rondas e das ordens de prisão faço a meu patrimônio. Cá as arranjo de modo que rendem, e não rendem pouco... Assim é que é o viver; e no mais, saúde, e viva a Guarda Nacional e o dinheirinho das guardas que vou cobrar, e que muito sinto ter de repartir com ganhadores. Se vier alguém procurar-me, dize que espere, que eu já volto. (Sai)


CENA III

Maricota () — Tem razão; são milagres! Quando meu pai trabalhava pelo oficio e tinha um jornal certo, não podia viver; agora que não tem oficio nem jornal, vive sem necessidades. Bem diz o Capitão Ambrósio que os ofícios sem nome são os mais lucrativos. Basta de coser. (Levanta-se) Não hei-de namorar a agulheiro, nem casar-me com a almofada. (Vai para a janela. Faustino aparece na porta ao fundo, donde espreita para a sala)


CENA IV

Faustino e Maricota.

Faustino — Posso entrar?
Maricota (voltando-se) — Quem é? Ah, pode entrar.

Faustino, entrando — Estava ali defronte na loja do barbeiro, esperando que teu pai saísse para poder ver-te, falar-te amar-te, adorar-te, e...

Maricota — Deveras!

Faustino — Ainda duvidas? Para quem vivo eu, senão para ti? Quem está sempre presente na minha imaginação? Par quem faço eu todos os sacrifícios?

Maricota — Fale mais baixo, que a mana pode ouvir.

[...]

Faustino — Maricota, eis-me a teus pés! (Ajoelha-se, e enquanto fala, Maricota rise, sem que ele veja) Necessito de toda a tua bondade para ser perdoado!

Maricota — Deixe-me.

Faustino — Queres que morra a teus pés? (Batem palmas na escada)

Maricota (assustada) — Quem será? (Faustino conserva-se de joelhos)

Capitão (na escada, dentro) — Dá licença?

Maricota (assustada) — É o Capitão Ambrósio! (Para Faustino:) Vá-se embora, váse embora! (Vai para dentro, correndo)

Faustino (levanta-se e vai atrás dela) — Então, o que é isso?... Deixou-me!... Foise!... E esta!... Que farei!... (Anda ao redor da sala como procurando aonde esconder-se) Não sei onde esconder-me... (Vai espiar à porta, e daí corre para a janela) Voltou, e está conversando à porta com um sujeito; mas decerto não deixa de entrar. Em boas estou metido, e daqui não... (Corre para o Judas, despe-lhe a casaca e o colete, tira-lhe as botas e o chapéu e arranca-lhe os bigodes) O que me pilhar tem talento, porque mais tenho eu. (Veste o colete e casaca sabre a sua própria roupa, calça as batas, põe o chapéu armado e arranja os bigodes. Feito isto, esconde o corpo do Judas em uma das gavetas da cômoda, onde também esconde o próprio chapéu, e toma o lugar do judas) Agora pode vir... (Batem) Ei-lo! (Batem) Aí vem!

CENA V

Capitão e Faustino, no lugar do Judas.

Capitão (entrando) — Não há ninguém em casa? Ou estão todos surdos? Já bati palmas duas vezes, e nada de novo! (Tira a barretina e a põe sobre a mesa, e assenta-se na cadeira) Esperarei.(Olha ao redor de si, dá com os olhos no Judas; supõe à primeira vista ser um homem, e levanta-se rapidamente) Quem é? (Reconhecendo que é um Judas:) Ora, ora, ora! E não me enganei com o Judas, pensando que era um homem? Oh, ah, está um figurão! E o mais é que está tão bem feito que parece vivo. (Assenta-se) Aonde está esta gente? Preciso falar com o cabo José Pimenta e... Ver a filha. Não seria mau que ele estivesse em casa; desejo ter certas explicações com a Maricota. (Aqui aparece na porta da direita Maricota, que
espreita, receosa. O Capitão a vê e levanta-se) Ah!


Responda:

1- Com base na leitura desse fragmento, o que você imagina que acontecerá até o final da peça?

2- Para que o diretor, os atores e a produção teatral organizem a encenação do texto, o autor fornece indicações essenciais. Essas informações são conhecidas como “rubricas”, textos que aparecem em itálico antes dos diálogos ou intercalados a estes.

Na primeira rubrica, identifique as informações fornecidas sobre?
a) o cenário urbano;
b) o vestuário de época;
c) as personagens.

3- Nos dois fragmentos da cena I, o diálogo entre Chiquinha e Maricota retrata costumes femininos da burguesia daquela época.

A) Quais são eles?
B) Que contraste na conduta social feminina está explicitado nessa situação?

4- A cena II compara duas funções sociais: a de sapateiro e a de cabo de esquadra da Guarda Nacional.

A) Como José Pimenta avalia suas duas funções: a antiga e a atual?
B) Ao falar das vantagens da sua função de cabo de esquadra, a personagem diz: “Cá as arranjo de modo 'que rendem, e não rendem pouco...”. Que crítica social está subentendida nesse enunciado?

Atividade de Matemática - 7º A, B, C e D

Bom dia, alunos!

Professora Raquel

Questões de Matemática


1) Para cada sentença, escreva uma expressão algébrica na variável x.

a) Triplo de x 
b) Metade de x
c) 3 de x f) 20% de x
d) quadrado de x
e) 3 mais o quíntuplo de x

2) Ronaldo trabalha como vendedor em uma loja e seu salário é composto de uma parte fixa de R$1420,00 mais 4% de comissão sobre o valor dos produtos vendidos por ele durante o mês.

a) Escreva uma expressão algébrica para representar o salário de Ronaldo em um mês no qual ele vendeu x reais.
b) Com base na expressão que você escreveu, calcule quantos reais Ronaldo vai receber de salário se ele vender em um mês o equivalente a:

*R$4.200,00
*R$15.350,00
*R$ 8913,00