Material
E.E ________________________________________________________________2020
Professor(a): Marina Andrade Correia Serie 6º Turmas: A, B, C, D e E
Disciplina: História
Temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras culturas.
Objeto de Conhecimento
As civilizações grega e romana consideradas como Antiguidade Classica.
Texto
A antiguidade clássica da Grécia e de Roma
Essas sociedades são chamadas de “Clássicas” porque deram base à civilização ocidental, da qual fazemos parte. A civilização grega resultou de uma evolução histórica, na qual os gregos assimilaram as conquistas culturais de diversos povos e finalmente, deram o grande salto cultural, que foi a passagem do mito à filosofia. Pela primeira vez na história, o homem adquiriu consciência da sua capacidade criativa e buscou explicar a realidade baseando-se essencialmente na razão: nascia o pensamento filosófico. Do ponto de vista político os gregos inventaram um regime político representativo- a democracia-que, naquele momento, atendia aos interesses dos cidadãos. Assim, os gregos lançaram os fundamentos da civilização ocidental: nosso pensamento filosófica ainda hoje se utiliza dos ensinamentos deixados por grandes pensadores gregos, como Platão e Aristóteles; o teatro grego foi a semente da dramaturgia atual; as obras de arte grega, impressionam por sua harmonia e beleza, fundaram referencias estéticas; a democracia contemporânea tem as suas origens mais remotas na Grécia.
A segunda civilização considerada clássica é a romana, de uma pequena aldeia de pastores e camponeses, localizada às margens do rio Tibre, na Itália, se transformou numa poderosa cidade. Depois que os romanos conquistaram todos os povos estudados anteriormente, formando um imenso império. Por isso o mar Mediterrâneo foi por eles chamado Mare Nostrum (nosso mar), e Roma de caput mund (capital do mundo). Todo esse império tinha por base econômica o trabalho escravo, o imperialismo romano significou a expansão do modo de produção escravista.
A partir do século III, a economia escravista antiga entrou em crise, o que precipitou a desarticulação do sistema de domínio romano e o colapso que o extinguiu no século V da era cristã.
Ao incorporar política e culturalmente as civilizações que floresceram nas regiões próximas ao mar Mediterrâneo, os romanos representaram uma síntese que está nas raízes da civilização europeia ocidental. Esse patrimônio civilizatório clássico foi legado à sociedade feudal, formada a partir das heranças romanas e germânicas articuladas pela Igreja Cristã da época.
Cronologias:
Grega
Período Homérico, baseado nas obras;
Ilíadas; narra a história da tomada de Tróia pelos gregos feito atribuído a Aquiles, que de início não aceita lutar, mas a vaidade fala mais alto.
Odisseia: descreve o retorno do guerreiro Ulisses, a viagem a Telemaco, as viagens e o massacre dos pretendentes de sua esposa, Penélope.
Sistema gentílico- os genos era uma grande família todos descendentes de um mesmo antepassado. A família era uma autarquia (organização fechada), as propriedades instrumentos, gados coletivos na família.
Período Arcaico, Grécia Peninsular economia de propriedade coletiva, passa a ser propriedade estatal. Sociedade dividida em três camadas- dórios, os aqueus homens livres possuíam direitos políticos e os hilotas (escravos). Período da primeira Diásporas grega, foi abolido o monopólio aristocrático e instaurado o sistema novo de acordo com a riqueza.....Período dos legisladores Solon, Dracon, Clístenes.
Período Clássico, de grande hegemonia imperialista no mundo grego, duas grandes potencias se destacaram Atenas e Espartas, uma voltada totalmente para o intelecto a outra ao militarismo. Período também das guerras conhecidas como Medicas ou Pérsicas, do Peloponesco, período do império Helênico de Alexandre Magno.
Romana
Monárquico, inicio da história dos irmão gêmeos Romulo e Remo, filhos da princesa Rea Silvia e do rei Marte, ao serem descoberto pelo rei Amúlio que roubou o trono de Númitor pai da princesa, ordena que os gêmeos sejam mortos, os soldados atiram ao rio Tibre, sobrevivem segundo a lenda de terem sido alimentados por uma loba....
República, caracterizada pela formação do Senado, Consulado, Assembleia Centúria, Assembleia Tribunícia e Assembleia da Plebe, período também da expansão territorial, êxodo rural, política pão e circo. Também de grandes rivalidades instaura-se um sistema de nome Triunvirato poder dividido entre três generais; Cesar, Pompeu e Crasso no primeiro, so segundo a rivalidade fica por conta de Caio Otavio, Marco Antônio e Lépido que morre depois de fracassar no plano de tomada do poder.
Império, depois da vitória contra Marco Antônio na conquista e dominação do Egito da lendária Cleópatra, Otavio recebe o título de Augusto iniciando a instauração do império, que implanta o sistema Proconsular, criou o Conselho do Imperador, cargos de, prefeito pretório, prefeito vigílias, prefeito de anona, criou novos impostos, correio. O imperador promoveu a cultura junto com amigo Mecenas que sustentava escritores e poetas par suas produções, como Virgílio da obra Bucólicas e as Geórgia, trata-se de elogio da vida no campo, e a Eneída- conta a fundação de Roma.....entre outros.
Atividade
1) Quem era considerado apto para participar da democracia ateniense?Justifique.
2) Qual a diferença ente Atenience e Espartanos? Justifique.
3) Pesquise as obras escritas abaixo descreva cada uma e qual sua interpretação da obra:
a) Jacques-Louis David, A morte de Socrates, de 1787
b) Friso do Partenon, em atenas
c) Anfora grega do séculoVI
d) A escultura romana Laoonte e seus filhos.
4) De acordo com a aula de hoje sobre a contribuição da cultura grega, doi filósofos foram citados, Platão e Aristóteles, escreva quais ideias centrais de ambos e cite dual obras de cada.