Devido ao recesso de fim de ano e até o retorno às aulas em 2021, não serão publicadas novas atividades.

Link dos blogs:

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Atividade de Ciências - 6º A ; B e C para semana de 29/06/2020 a 02/07/2020



   Vida e Evolução

Vamos começar lendo e entendendo a organização celular e o seu nível de organização.  Em organismos unicelulares, a única célula executa todas as funções da vida. Ela funciona de forma independente, ou seja, sozinha. Porém, muitos organismos unicelulares multicelulares tem vários níveis de organização dentro deles. As células individuais podem executar funções específicas e também trabalhar juntos para o melhor funcionamento de todo o organismo. As células se tornam dependentes um das outras. 


NÍVEL 1 – Células

 São a unidade básica  da estrutura e função nos seres vivos. Pode servir uma função específica dentro do organismo. Exemplos- células sanguíneas, células nervosas, células ósseas, etc. 


NÍVEL 2 – tecidos 

Composto de células que são semelhantes em estrutura e função e que trabalham juntos para realizar uma atividade específica. Exemplos – sangue, nervoso, ossos, etc. Os seres humanos têm 4 tecidos básicos: conectivo, epitelial, musculares e nervosas. 




Nível 3 – Órgãos 


Composta de tecidos que trabalham juntos para executar uma atividade específica. Exemplos coração, cérebro, pele, etc. 


Nível 4 – Sistemas de Órgãos 


Grupos de dois ou mais tecidos que funcionam em conjunto para efetuar uma função específica para o organismo.  Exemplos – sistema circulatório, sistema nervoso, sistema esquelético, etc. Nosso corpo humano tem 11 sistemas de órgãos – circulatório, digestivo, endócrino, excretores (urinário), imunológico (linfáticos), tegumentar, muscular, nervoso, reprodutivo, respiratório, e esqueléticos. 


NÍVEL 5 – Organismos 


Seres vivos inteiros que podem realizar todos os processos básicos da vida. O que significa que pode ter em materiais, liberar energia a partir de alimentos, resíduos de lançamento, crescer, respondem ao ambiente, e se reproduzir. Temos ainda um organismo que pode ser constituído por apenas uma célula, tal como bactérias ou protistas. Exemplos – bactérias, ameba, cogumelo, girassol, humano. 

Os níveis de organização na ordem correta, em seguida, são: células - Tecidos - Órgãos - sistemas de órgãos - ORGANISMOS. 


Clique no link após leitura para complementar o estudo:




Olá pessoal, todos já estão com o caderno do aluno em casa? Então vamos abrir e fazer o que se pede. As atividades deverão ser feitas no caderno e depois de realizadas as atividades vocês poderão tirar foto e mandar por e-mail ou no classroom. Façam as atividades proposta da página 6 e 7, e não deixem de enviar. Dúvidas, estou a disposição.
Fiquem em casa! Bons estudos...





Cronograma e atividades - Profª Edna

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o cronograma de atividades de cada turma:

Atividade Eletiva - Gastronomia

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 6ºD

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Matemática - 9ºA

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Matemática - 9ºB

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Matemática - 8ºA

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Matemática - 6ºE

Boa tarde!
Profª Edna


Abaixo encontra-se o link com o conteúdo da semana:

Atividade de Educação Física - 6A e 6C - para 25/05 a 29/05/2020

Boa tarde!
Profª Maria

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Biologia - 3A e 3B EM para 28/05/2020 a 05/06/2020

Boa tarde!
Profª Aline

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Biologia - 2A, 2B e 2C EM para 28/05/2020 a 05/06/2020

Boa tarde!
Profª Aline

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de História - 1ªC EM para 28/05/2020 a 05/06/2020

Boa tarde!
Profª Aline

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Ciências - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD para 28/05/2020 a 05/06/2020

Boa tarde!
Profª Aline

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Ciências - 6ºE para 28/05/2020 a 05/06/2020

Boa tarde!
Profª Aline

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade Extra de História - 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºE

Boa tarde!
Profª  Marina

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade Eletiva - Performance Musical 8º e 9º ano

Boa tarde!
Profª Vania

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 6ºC e 6ºE - 26/05/2020 a 29/05/2020

Boa tarde!
Profª Vania

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de História - 3ªA e 3ªB EM

Boa tarde!
Profª Jane

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de História - 1A, 1B e 1D EM

Boa tarde!
Profª Jane

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de História - 2A, 2B e 2C EM

Boa tarde!
Profª Jane

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de História - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD

Boa tarde!
Profª Jane

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Língua Portuguesa - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD para semana de 22/06/2020 a 26/06/2020

Boa tarde!
Profª Maristane

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Projeto de Vida - 8ºA e 8ºC / Tecnologia e Inovação - 7ºA e 7ºB

Boa tarde!
Profª Telma

Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Artes - 9ªA

Boa tarde!
Profª Shirley


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Artes - 8ºA, 8ºB e 8ºC

Boa tarde!
Profª Shirley


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Artes - 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD

Boa tarde!
Profª Shirley


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Artes - 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºE

Boa tarde!
Profª Shirley


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:

Atividade de Língua Portuguesa - 2ªA EM

Boa tarde!
Profª Michelle


Abaixo encontram-se o link com os conteúdos da semana:


Atividade de Língua Portuguesa - 2º ano A

Bom dia, alunos!

Profª Michelle

Leia a seguir um artigo de opinião publicado em um jornal impresso que conta também com uma versão digital.

Imigrantes devem ser bem-vindos

O Brasil é um país fechado. Em 1920, 5,1% de sua população era composta por imigrantes. Foi durante o governo de Getúlio Vargas que o Brasil se isolou, e hoje tal percentual é de apenas 0,9%. Já países como Estados Unidos e Austrália possuem, respectivamente, 14% e 28% de estrangeiros.

Também estamos em situação pior do que a do Japão. Outrora bastante restrito à imigração, o país recentemente mudou sua orientação e alcançou 1,6% de estrangeiros em 2016.

A nova Lei de Migração despertou temores de uma abertura irresponsável das fronteiras brasileiras e uma invasão estrangeira. Nada mais incorreto. Nem a lei é excessivamente liberal, nem há hordas aguardando nas nossas fronteiras.

Essa distância entre mito e realidade ficou evidente em uma pesquisa recente: brasileiros supõem que 18% da população carcerária nacional seja composta de estrangeiros. O número verdadeiro é 0,4%. Talvez motivados pelo noticiário internacional, muitos imaginam que nosso país estaria ameaçado por uma
nova onda imigratória. Infelizmente não temos esse "problema".

Devo lembrar que não estamos em um país rico, pacífico e com um Estado de bem-estar
generoso? Estamos no Brasil. Tal como no passado, os migrantes que aqui entrarem terão que enfrentar os mesmos desafios do brasileiro, sem contar os problemas de adaptação usuais dos recém-chegados.

Os contrários à imigração argumentam que os novos migrantes seriam totalmente diferentes dos chegados há um século. Essa xenofobia mal disfarçada repete velhos argumentos. Os japoneses eram indesejados no começo do século 20, tanto que o Brasil só foi seu destino porque um acordo entre o Japão e os EUA em 1907 praticamente proibiu a entrada de nipônicos.

No mesmo sentido, aqui houve aqueles que temiam a formação de "quistos étnicos" de imigrantes alemães. Além de moralmente errado, não passa de fantasia a crença de que o governo é hábil para escolher os países mais apropriados de origem dos imigrantes.

O melhor que podemos fazer para os imigrantes é facilitar a sua inserção. Como a capacidade institucional e financeira do Estado brasileiro em prover auxílio ativo aos estrangeiros é bastante limitada, não cabe – tal como ocorreu no passado – subsidiar a sua vinda.

Basta não atrapalhar ou, realisticamente, atrapalhar o mínimo possível. Ou seja, respeitando a Lei de Migração, devemos reduzir controles, autorizações e burocracias que só dificultam a vida dos bem- intencionados e não impedem a entrada dos pouquíssimos malintencionados.

Quanto mais fácil for aos recém-chegados cumprirem os terríveis passos para entrarem no mercado de trabalho formal, ou abrirem empresas, mais benéfica será a imigração para o país de destino.

O número de empregos no Brasil não é fixo. Imigrantes trabalham, mas também consomem. Além disso, eles trazem consigo novas habilidades e conhecimentos que, combinados com fatores locais, promovem crescimento econômico. Não é necessário estudar a história para verificar esse fato.

Basta conhecer as metrópoles mundiais, como Londres, Nova York ou mesmo São Paulo, para perceber que nelas pessoas de todas as línguas, cores e religiões para lá se deslocam em busca de um futuro melhor. Barreiras à imigração combinam mais com varguistas e estatistas do que com os verdadeiros amantes da liberdade.

LEONARDO MONASTERIO é pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), professor de Economia na Universidade Católica de Brasília e filho de imigrante boliviano.

Internet: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/12/1945623-a-nova-lei-de-migracao-traz-riscos-ao-brasil-nao.shtml>. Acessado em: 10 set. 2019.

Atividade de Geografia - 6º ano A

Boa tarde, alunos!

Profº Luis

Escala cartográfica: grande e pequena

Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala.

As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor. As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos já citados a escala 1: 300 é maior do que a escala 1: 300 000.

A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas a assim mesmo as informações devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.








Atividade

Com base nas fotos a cima e na explicação de escalas, pesquise fotos que tenham
escala grande e pequena.

Exemplos: uma foto do bairro, uma foto da sua casa, fotos de jornais, revistas,
internet ou do próprio livro.

Você pode colar as fotos numa folha do próprio caderno. Mas, folha separada do
caderno e explique se é uma escala grande ou pequena e por quê?





Antiguidade clássica Grega....

                                                                          Material 
E.E ________________________________________________________________2020                                                                                                                                                          
Professor(a): Marina Andrade Correia Serie 6º Turmas:  A, B, C, D e  E 
Disciplina: História 
Temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras culturas. 
Objeto de Conhecimento 
As civilizações grega e romana consideradas como Antiguidade Classica. 
Texto  
 A antiguidade clássica da Grécia e de Roma 
Essas sociedades são chamadas de “Clássicas” porque deram base à civilização ocidental, da qual fazemos parte. A civilização grega resultou de uma evolução histórica, na qual os gregos assimilaram as conquistas culturais de diversos povos e finalmente, deram o grande salto cultural, que foi a passagem do mito à filosofia. Pela primeira vez na história, o homem adquiriu consciência da sua capacidade criativa e buscou explicar a realidade baseando-se essencialmente na razão: nascia o pensamento filosófico. Do ponto de vista político os gregos inventaram um regime político representativo- a democracia-que, naquele momento, atendia aos interesses dos cidadãos. Assim, os gregos lançaram os fundamentos da civilização ocidental: nosso pensamento filosófica ainda hoje se utiliza dos ensinamentos deixados por grandes pensadores gregos, como Platão e  Aristóteles; o teatro grego foi a semente da dramaturgia atual; as obras de  arte grega, impressionam por sua harmonia e beleza, fundaram referencias estéticas; a democracia contemporânea tem as suas origens mais remotas na Grécia. 
 
A segunda civilização considerada clássica é a romana, de uma pequena aldeia de pastores e camponeses, localizada às margens do rio Tibre, na Itália, se transformou numa poderosa cidade. Depois que os romanos conquistaram todos os povos estudados anteriormente, formando um imenso império. Por isso o mar Mediterrâneo foi por eles chamado Mare Nostrum (nosso mar), e Roma de caput mund (capital do mundo). Todo esse império tinha por base econômica o trabalho escravo, o imperialismo romano significou a expansão do modo de produção escravista. 
A partir do século III, a economia escravista antiga entrou em crise, o que precipitou a desarticulação do sistema de domínio romano e o colapso que o extinguiu no século V da era cristã. 
Ao incorporar política e culturalmente as civilizações que floresceram nas regiões próximas ao mar Mediterrâneo, os romanos representaram uma síntese que está nas raízes da civilização europeia ocidental. Esse patrimônio civilizatório clássico foi legado à sociedade feudal, formada a partir das heranças romanas e germânicas articuladas pela Igreja Cristã da época. 
Cronologias: 
Grega 
Período Homérico, baseado nas obras;  
Ilíadas; narra a história da tomada de Tróia pelos gregos feito atribuído a Aquiles, que de início não aceita lutar, mas a vaidade fala mais alto. 
Odisseia: descreve o retorno do guerreiro Ulisses, a viagem a Telemaco, as viagens e o massacre dos pretendentes de sua esposa, Penélope.  
Sistema gentílico- os genos era uma grande família todos descendentes de um mesmo antepassado. A família era uma autarquia (organização fechada), as propriedades instrumentos, gados coletivos na família. 
Período Arcaico, Grécia Peninsular economia de propriedade coletiva, passa a ser propriedade estatal. Sociedade dividida em três camadas- dórios, os aqueus homens livres possuíam direitos políticos e os hilotas (escravos). Período da primeira Diásporas grega, foi abolido o monopólio aristocrático e instaurado o sistema novo de acordo com a riqueza.....Período dos legisladores Solon, Dracon, Clístenes. 
Período Clássico, de grande hegemonia imperialista no mundo grego, duas grandes potencias se destacaram Atenas e Espartas, uma voltada totalmente para o intelecto a outra ao militarismo. Período também das guerras conhecidas como Medicas ou Pérsicas,  do Peloponesco, período do império Helênico de Alexandre Magno. 
 
Romana 
Monárquico, inicio da história dos irmão gêmeos Romulo e Remo, filhos da princesa Rea Silvia e do rei Marte, ao serem descoberto pelo rei Amúlio que roubou o trono de Númitor pai da princesa, ordena que os gêmeos sejam  mortos, os soldados atiram ao rio  Tibre, sobrevivem segundo a lenda de terem sido alimentados por uma loba.... 
 
República, caracterizada pela formação do Senado, Consulado, Assembleia Centúria, Assembleia Tribunícia e Assembleia da Plebe, período também da expansão territorial, êxodo rural, política pão e circo. Também de grandes rivalidades instaura-se um sistema de nome Triunvirato poder dividido entre três generais; Cesar, Pompeu e Crasso no primeiro, so segundo a rivalidade fica por conta de Caio Otavio, Marco Antônio e Lépido que morre depois de fracassar no plano de tomada do poder. 
 
Império, depois da vitória contra Marco Antônio na conquista e dominação do Egito da lendária Cleópatra, Otavio recebe o título de  Augusto iniciando a instauração do império, que implanta o sistema Proconsular, criou o Conselho do Imperador, cargos de, prefeito pretório, prefeito  vigílias, prefeito de  anona, criou novos impostos, correio. O imperador promoveu a cultura junto com amigo Mecenas que sustentava escritores e poetas par suas produções, como Virgílio da obra Bucólicas e as Geórgia, trata-se de elogio da vida no campo, e a Eneída- conta a fundação de Roma.....entre outros.
                                                       
                                                                    Atividade 

1) Quem era considerado apto para participar da democracia ateniense?Justifique.

2) Qual a diferença ente Atenience e Espartanos? Justifique.

3) Pesquise as obras  escritas abaixo  descreva cada uma e qual sua interpretação da obra: 
       a) Jacques-Louis David, A morte de Socrates, de 1787
       b) Friso do Partenon, em atenas
       c) Anfora grega do séculoVI
       d) A escultura romana Laoonte e seus filhos.

4) De acordo com a aula de hoje sobre a contribuição da cultura grega, doi filósofos foram citados, Platão e Aristóteles, escreva quais ideias centrais de ambos e cite dual obras de cada.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Língua Portuguesa 22/06 a 26/07

Boa Noite Alunos.

Prof° Tatiane

Atividades:

1- Abaixo, escolha um autor da 1° ou 2° Geração Modernista e busque informações sobre a sua vida e obras.

1° Geração                             2° Geração
Cassiano Ricardo                  Carlos Drummond de Andrade
Guilherme de Almeida         Cecilia Meireles
Manuel Bandeira                  Jorge de Lima
Menotti Del Picchia              Mário Quintana
Oswald de Andrade              Murilo Mendes
                                                Vinicius de Moraes

2-Defina o conceito de Modernidade, o que é modernidade para a Literatura?Quais as características próprias da Modernidade Literária?
Para isso faça uma pesquisa e através do conhecimento obtido elabore um texto.

Atividade de Geografia - 9º ano A, B e C

Boa tarde, alunos!

Profº Caleb

Tema: Globalização e Cultura (manifestações culturais e resistencia à globaçização )

Descrição da Atividade:

  • Etapa 1- Pesquisar no didático de Livro de geografia e em outras fontes de pesquisa sobre o tema
  • Etapa 2- Escrever essas características no caderno de Geografia
  • Etapa 3- Responder os exercícios 1 e 2 da página 51 do Livro de didático de Geografia

Atividade de Educação Física. Professora: Rosemeire . 9° A

BOM DIA










Atividade de Geografia - 8º ano B

Boa tarde, alunos!

Profº Caleb

Tema: Regionalizações do espaço mundial

Descrição da Atividade:
  • Etapa 1- Pesquisar no didático de Livro de Geografia e em outras fontes de pesquisa sobre regionalizações do espaço mundial .
  • Etapa 2- Escrever essas características no caderno de geografia .
  • Etapa 3 - Responder os exercícios 1,2 e 3 das páginas 26 e 27 do Livro de didatico de geografia.

Atividade de Geografia - 3º ano A e B

Boa tarde, alunos!

Profº Caleb

Tema: Globalização : um processo múltiplo

Descrição da Atividade:

  • Etapa 1- Pesquisar no didático de Livro de Geografia e em outras fontes de pesquisa quais as principais características da Globalização
  • Etapa 2- Escrever essas características no caderno de Geografia.
  • Etapa 3- Responder a questões 1 e 2 da página 75 do Livro de Geografia

Atividade de Geografia - 2º A, B e C

Boa tarde, alunos!

Profº Caleb

Tema: Brasil : país da diversidade cultural

Descrição da Atividade:
  • Etapa 1- Pesquisar no didático de Livro de Geografia e em outras fontes de pesquisa sobre o tema
  • Etapa 2- Escrever essas características no caderno de Geografia.
  • Etapa 3- Responder a questão da página 113(Enfoque) do Livro de Geografia

Atividade de Geografia - 1º A, B, C e D

Bom dia, alunos!

Profº Caleb 

Tema: Regionalizando o espaço
mundial

Descrição da Atividade:

  • Etapa 1- Pesquisar no didático de Livro de geografia e em outras fontes de pesquisa o tema
  • Etapa 2- Escrever essas características no caderno de geografia
  • Etapa 3- Responder questão(conversando com...Sociologia ) da página 59 do Livro de Geografia

Atividade de Matemática - 9 º ano C

Profº Marcos

Olá caros alunos, iniciaremos nossas atividades com a Sondagem sobre os problemas de
adição e subtração, todos alunos deverão resolver e postar as resoluções. Cada qual será
analisado individualmente e deverá ter o registro de todos os procedimentos de cálculos e as
estratégias utilizadas. Postem suas dúvidas, e paralelamente podemos criar um grupo de
WhatsApp para comunicação. Essas questões foram tratadas durante o mês de março. Bons
estudos!

Ordem Problema Significado

1. Composição: O Parque do Ibirapuera recebeu 2056 estudantes de 5ºs e 6ºs anos para uma visita. Se 687 estudantes são do 6º s anos, quantos são do 5 os anos?
Composição

2. Transformação: Em um depósito de material de construção havia alguns tijolos. Com
a compra de mais 2500, o depósito ficou com 4212 tijolos. Quantos tijolos havia no depósito antes da compra?


3. Composição de Transformação: João tinha R$ 500,00 na carteira. Gastou R$ 350,00 no mercado e no dia seguinte, R$ 97,00 na farmácia. Com quantos reais João ficou?

4. ComparaçãoEm uma escola, há 620 estudantes no período diurno e 273 no período noturno. Quantos estudantes há a mais no período diurno que no período noturno?

5. CombinatóriaUma sorveteria vende sorvetes nos seguintes sabores: chocolate,
abacaxi, morango, flocos e uva e quatro tipos de coberturas diferentes. Podendo escolher um tipo de sabor de sorvete e um tipo de cobertura, de quantas formas diferentes é possível montar um sorvete?

6. Configuração retangular: Em uma sala de cinema, há 18 poltronas em cada fileira. Na exibição de um filme, todas as 216 poltronas foram ocupadas. Quantas fileiras há nesta sala de cinema?

7. ProporcionalidadeCom 64 reais, consigo comprar dezesseis barras de chocolate de
mesmo valor. Com 48 reais, quantas dessas barras eu conseguiria comprar?

8. Multiplicação Comparativa: Em um ônibus de viagem cabem 42 passageiros sentados,
que é o triplo de passageiros que cabem em um transporte escolar. Quantos passageiros cabem nesse transporte escolar?

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Atividade de Geografia 8ª A e 8ª C


Estado, Nação

Estado- Nação

 Observe o mapa:

 

Planisfério produzido com imagens de satélite

Observe a imagem e responda:

1)   1-   Quais são os limites que podem ser percebidos no planeta terra quando visto por uma imagem de satélite?

2)  2-    Por que os limites entre os territórios dos países não aparecem na imagem acima?Em que tipo de representações cartográficas esses limites costumam ser tratados?

 

Estado

Os continentes estão divididos em países, separados um dos outros por limites, que podem até ser naturais, como um rio ou uma serra, mas que são estabelecidos pelo seres humanos. A maioria dos países são estados soberanos que exercem o controle sobre um território delimitado, politicamente independente, com governo e leis próprias. O Estado também exerce o controle das forças armadas, responsáveis pela defesa do território pela ordem interna.

Nação e Estado-nação

A nação ou povo é um grupo humano cujo os membros tem a mesma origem e se identificam por meio de uma identidade cultural própria, como língua, religião, costumes, valores e tradições.

Uma nação pode existir sem o Estado. Contudo, o Estado não existe sem uma nação. O Estado-Nação é, portanto uma instituição que organiza e regula variados aspectos da vida em sociedade. Essa situação constitui a base política, militar, legislativa, jurídica, econômica e constitucional de diferentes povos espalhados pelo mundo.

Exercício:

1)   1-   Em sua opinião, o Brasil pode ser considerado um Estado multinacional? Explique.

2)  2-    O que significa uma nação sem Estado?

3)    3-  O que significa nacionalismo?

4)   4-   O que significa Estados multinacionais?

 

Exercícios?

1)    1-  Em que região do mundo se concentra a maioria dos curdos?

2)   2-   Os curdos habitam atualmente quais países?

3)  3-   Em qual país há maior concentração de curdos?